Workshop com Jornal Joca
Os alunos do 5º e 6º anos do Ensino Fundamental participam de palestra educativa sobre a produção de um jornal

Por: Tatiana Maria de Paula Silva | 1º de março de 2016.

O Colégio Miguel de Cervantes recebeu, em 29 de fevereiro, a diretora executiva Stéphanie Habrich e a educadora Silvia Jatobá, ambas da equipe do jornal Joca*.

No workshop, a equipe do Joca falou sobre o processo que envolve a publicação de um jornal desde a sua concepção até a impressão. As convidadas explicaram as funções das pessoas envolvidas na produção da notícia, como o repórter, o revisor e o editor-chefe, e daqueles que transformam a informação em imagem, como o designer ou diagramador, o fotógrafo e o ilustrador.

A aluna Manuela Uriarte Destailleur, do 5º D, gostou muito da explicação das funções. Ela, que gosta muito de escrever, se identificou com a profissão de repórter e também com a de designer. “Acho que as duas profissões são bem interessantes. Se eu fosse escrever uma matéria hoje, gostaria de falar do impacto do ser humano na natureza”, explica Manuela.

Em relação ao processo, as palestrantes falaram sobre a importância da reunião de pauta, que define o conteúdo de cada edição, a classificação e hierarquização das notícias, os caminhos de pesquisa e checagem das informações realizadas pelos repórteres e as demais etapas que envolvem toda a produção do conteúdo.

O aluno João Victor Faus Azevedo, do 5º A, entendeu bem a diferença entre jornal de adulto e de criança. “Para ficarmos informados, é importante ler. Em minha casa, todo mundo lê. Acho legal que o jornal para criança fale das mesmas notícias que o de adulto, mas com uma linguagem diferente, para criança entender”.


Fotos: Silvio Luiz Canella

Após o conteúdo pronto, é hora de imprimir. Para demonstrar como é realizada a impressão, a equipe do Joca apresentou um vídeo demonstrando todo o processo em uma gráfica, da impressão ao empacotamento dos exemplares antes da distribuição.

Para a professora Giovanna Landriscina, do 5º A, o contato com a equipe do jornal deu aos alunos uma dimensão dessa atividade profissional. “O Joca fica disponível na biblioteca de classe para leitura livre e, eventualmente, digitalizamos uma matéria para explorar o material em avaliações, fóruns no ambiente virtual de aprendizagem e em projetos interdisciplinares.
No ano passado, os alunos do 5º ano participaram enviando a opinião sobre uma matéria da edição de novembro sobre o acidente na barragem de Bento Rodrigues na cidade de Mariana, em Minas Gerais, envolvendo a empresa Samarco Mineração S/A. Os textos enviados foram publicados na edição de fevereiro e no portal, o que motivou os alunos a participarem cada vez mais”.

Para a orientadora do 2º ciclo do Fundamental, Maria Cecília Grecco Marcilio Savignano, é interessante para os alunos observarem que os conteúdos lidos por eles representam o prazer e o esforço de pessoas em trabalhar a informação para que eles tenham acesso. “Optamos por essa publicação pela linguagem acessível para as crianças, a qual respeita seu entendimento e sagacidade sem adotar um tom infantilizado”, conclui Maria Cecília.

Durante as palestras, a equipe apresentou aos alunos o portal do Joca e animou todos a participarem dos canais de comunicação do jornal para o envio de textos opinativos ou como repórter mirim. Ao final, alunas e alunos foram convidados a escreverem uma opinião sobre temas em pauta para as próximas edições.

*o jornal Joca é uma publicação para crianças inspirada nas publicações desse gênero na Europa.
www.jornaljoca.com.br