ENSINO MÉDIO – PROGRAMA DO DIPLOMA
Vozes do Passado: preservando memórias da Guerra Civil Espanhola
Projeto une estudantes e emigrantes para resgatar histórias pessoais e lições de vida, humanizando a história por meio de relatos emocionantes
Por: Eduardo Ribeiro do Valle – aluno do 3º E | 27 de setembro de 2024.
No dia 26 de setembro, visitamos a Sociedade Beneficente Rosalía de Castro para apresentar o produto final do projeto “Uma viagem contada por meio da História”. O projeto, organizado pelas professoras Rocío de Simón e María Jiménez, foi realizado durante o curso de História do Programa do Diploma (IB) com o objetivo de preservar as memórias de emigrantes espanhóis que viveram, de forma direta ou indireta, os horrores e sequelas da Guerra Civil Espanhola.
No dia 10 de maio de 2023, fizemos uma primeira visita à Rosalía, onde tivemos a oportunidade de conversar com um grupo de pessoas idosas, na sua maioria emigrantes espanhóis que frequentam a Sociedade. Elas compartilharam suas experiências pessoais ou familiares em torno do conflito bélico que marcou a história da Espanha entre 1936 e 1939. Durante nossa segunda visita, em 26 de setembro, graças à generosidade dos presentes e ao apoio fundamental de Cleyton Alves de Oliveira, técnico do Espaço STEAM, realizamos as entrevistas e coletamos os testemunhos que serviriam de base para o curta-metragem documental. Essa atividade nos permitiu entender, de maneira prática e próxima, o conceito de valor e limitações das “fontes primárias”, habilidade-chave no estudo da história.
O resultado foi a elaboração de um curta-metragem documental que busca preservar o legado de suas histórias pessoais, muitas delas ligadas a um dos momentos mais trágicos da história contemporânea espanhola. Essa proposta nos permitiu uma conexão profunda com o passado, humanizando as lições aprendidas em sala de aula sobre a Guerra Civil Espanhola. Como resultado, não apenas adquirimos conhecimentos históricos, mas também uma consciência sobre o impacto emocional e social que os grandes eventos históricos podem ter na vida das pessoas. Além do aprendizado acadêmico, tal projeto nos permitiu desenvolver habilidades de empatia, escuta ativa e respeito pela memória dos outros. Agradecemos a calorosa acolhida e generosidade da Sociedade Beneficente Rosalía de Castro e de todos os participantes.