ENSINO FUNDAMENTAL II
Matemática e arte
Alunos do 6º ao 9º ano produzem galeria virtual sobre mosaicos inspirados na Alhambra
Por: Tatiana Maria de Paula Silva | 9 de dezembro de 2020.
Para sensibilizar os alunos sobre a aplicação da matemática e sua importante associação às diversas áreas do conhecimento, sobretudo na arte e na expressão artística, a equipe de professores de matemática do Ensino Fundamental II propôs uma atividade de criação e releitura dos mosaicos da Alhambra.
Por meio da pesquisa sobre os adornos da Alhambra, complexo de palácios e fortalezas localizado na cidade de Granada, na região de Andalucía, na Espanha, os alunos foram convidados a criar ou reproduzir mosaicos, tanto utilizando softwares* quanto desenhando e pintando.
Para a professora Vivian Ferri P. Oliveira, do 8º ano, a proposta estimulou a participação dos alunos. “Foi um momento muito agradável. A atividade pareceu-me positiva, ainda mais por ser lúdica e artística. Vários alunos se envolveram tanto que fizeram vários mosaicos diferentes. Esteticamente, gostei muito do resultado final. A participação foi significativa”, explica a professora.
O disparador da atividade foi a apresentação do vídeo “La Allambra y las Matemáticas”**. A Alhambra, considerada Patrimônio Cultural da Humanidade pela Unesco desde 1984, é adornada por delicados mosaicos coloridos com padrões geométricos de beleza indescritível. “Os alunos gostaram muito do vídeo e de perceber as aplicações da matemática no dia a dia. Eles buscaram superar as dificuldades que encontravam durante o processo, além terem aprendido sobre muitas ferramentas tecnológicas”, comenta o professor Marcos Miani, do 7º ano.
O resultado do trabalho realizado pelos alunos foi uma bela exposição de mosaicos exposta em uma galeria virtual por meio da ferramenta Padlet, a qual permite a criação de um mural ou quadro virtual dinâmico e interativo para registrar, guardar e partilhar conteúdo. “Fiquei impressionada com a qualidade dos trabalhos enviados. Os alunos se sentiram motivados, pois, segundo eles, houve um momento para criar em meio à rotina das aulas remotas. Esse momento foi primordial para uma sensação prazerosa e relaxante”, comenta Simone Degam, professora do 6º ano. “Os resultados finais foram, sob o meu ponto de vista, maravilhosos. Foi possível perceber a individualidade de cada um em um único painel com figuras de mesmo formato, porém preenchidas com diferentes tonalidades”, destacou a professora Ana Lúcia Teixeira, do 9º ano.
Conheça o trabalho dos alunos:
6º ano:https://padlet.com/TE_CMC/ccl06pfsxx3krqky
7º ano: https://padlet.com/TE_CMC/g2iaizf4izauhmhi
8º ano: https://padlet.com/TE_CMC/a5ycch8vwrb3kjos
9º ano: https://padlet.com/TE_CMC/dgz5ekya2xhi41b1
*Softwares/Plataformas utilizadas: Geogebra, Padlet, Moodle, Ibis paint
**https://www.youtube.com/watch?v=d0VGhwtITO4