Apresentação do arraial do Cervantes exalta solidariedade, sustentabilidade e diversidade
Acompanhando os projetos desenvolvidos pela Educação Infantil e pelo 1º ano do Ensino Fundamental, os preparativos para a Festa Junina dos pequenos envolvem temas de cidadania e respeito
Por: Tatiana Maria de Paula Silva |3 de junho de 2014.
Imersos no tema “solidariedade”, os alunos do Infantil I estão trabalhando na confecção de caixas, decoradas por eles, que servirão na concentração da dança para depositar os brinquedos arrecadados. A proposta desenvolvida por eles e compartilhada até o 1º ano do Fundamental quer levar alegria para outras crianças e, para isso, basta doar um brinquedo em bom estado.
Já a quadrilha do Infantil II pretende, com sua coreografia pautada na “sustentabilidade”, ensinar ao público como separar os materiais recicláveis para reaproveitar as embalagens e diminuir o resíduo.
Os alunos do 1º ano do Ensino Fundamental apresentarão, ao som da música Vanerão, as diversas cores do Brasil. A partir do tema “diversidade”, homenagearão as diversas etnias e culturas que contribuíram para nossa herança histórica e deram origem à nossa cultura.
Para a professora de música Cássia Paula Fernandes Bernardino, trabalhar os temas também na Festa Junina é mostrar para os alunos a relevância deles em nossa sociedade, “os temas solidariedade, sustentabilidade e diversidade permeiam as aulas de Música e de Educação Física, e queremos aproveitar esse momento de alegria e confraternização que a Festa Junina proporciona para mostrar o que os alunos aprenderam e, mais uma vez, sensibilizar a comunidade Cervantina sobre esses conceitos”, explica Cássia.
Fotos: Tatiana Maria de Paula Silva