Estudos sobre fractais
Fractais produzidos pelos alunos representam valores relacionados à cidadania e à cultura de paz
Por: Tatiana Maria de Paula Silva | 20 de maio de 2016.
"Maravilhas surpreendentes surgem de regras simples, que são repetidas infinitamente."
Com o objetivo principal de apresentar o conceito da tão complexa variante da matemática e da física, relacionada aos sistemas dinâmicos e teoria do caos, a professora de matemática, Ana Lúcia Teixeira Nunes, introduziu o tema aos alunos propondo uma reflexão sobre o conceito de fractal e os valores relacionados a direitos humanos, cultura de paz, desenvolvimento sustentável, entendimento internacional, diálogo intercultural e inter-religioso, equidade de gênero e democracia para a cidadania global.
Na sequência, utilizando o software online disponibilizado pela Illuminations, projeto desenvolvido pelo Conselho Nacional de Professores de Matemáticas (NCTM) e apoiado pela Fundação Verizon, comunidade de aprendizagem profissional on-line livre, os alunos descobriram como gerar um fractal por meio de uma figura geométrica.
Fotos: Ana Lúcia Teixeira Nunes Montagem: Fabio Corrêa Altafim
Após o exercício, os alunos, divididos em grupos, aplicaram os conceitos aprendidos produzindo no papel, por meio de dobraduras, os fractais. Para o trabalho, os integrantes elegeram um valor, daqueles que eles acreditam serem fundamentais em um mundo pacífico, para representarem em forma de fractal. O resultado foram trabalhos lindíssimos, que estão expostos nos corredores do prédio em frente às salas dos 9º anos.
Para o aluno Lucas San Martin, do 9º ano D, é possível traçar um paralelo entre a lógica dos fractais e as experiências humanas. “O mais interessante nesse trabalho foi perceber a variedade e a complexidade na hora de construir um fractal. Eles são muitos complexos, começam de forma simples e vão se desenvolvendo e se transformando à medida que a interferimos. Na vida acontece o mesmo, uma pequena atitude pode trazer uma grande consequência, tanto para o bem como para o mal”.
Para a aluna Heloísa Bonchristiano Aigner Ribeiro, do 9º B, a abordagem da matemática na educação para paz é eficaz. “Nunca imaginei que fosse possível estabelecer uma relação entre matemática e os valores que debatemos nas aulas de tutoria, mas a professora Ana Lúcia fez isso muito bem. Para mim, o mais difícil no projeto foi escolher o fractal ideal e reproduzi-lo no papel.”