Espetáculo de dança espanhola celebra o valor da amizade
Retomando o espetáculo que teve início em 7 de novembro, bailarinas apresentaram cores e sentimentos que expressam a força da amizade e da cultura espanhola

Por: Tatiana Maria de Paula Silva | 7 de dezembro de 2015.

Conjunto, união, comunidade; a dança espanhola comunga com a harmonia e a força da unidade dos povos que lhe deram origem. Nas palmas, no sapateado e nos movimentos ritmados, as bailarinas do Colégio Miguel de Cervantes e do Projeto Cervantes Solidário, com coreografias das professoras Laureana de La Iglesia e Elisabete Martins da Silva, interpretaram o companheirismo em belíssimas atuações de Alegrías, Rumbas, Tangos, Tanguillos, Sevillanas e outros ritmos que preencheram a noite com cor e beleza.

A reapresentação do espetáculo Aires de Amistad teve início com os sinuosos desenhos e o sincronismo dos xales das bailarinas do Grupo La Mancha. As alunas do Grupo Madrid, seguidas pelo compás muito bem marcado do Grupo Marbella, encantaram a plateia na Rumba del Bongo.

Com sombreiros vermelhos, o Grupo Málaga trouxe o ritmo andaluz no Tanguillo, de Cádiz, e a Rumbinha do Grupo Baby demostrou, numa alegre coreografia, o perene sentimento das amizades de infância traduzidas nas brincadeiras de roda e dança.

O Grupo La Mancha voltou ao palco para retratar a comunhão que permeia o companheirismo ao som de castanholas, palmas e sapateado em Seguiriyas. Logo em seguida, a alegria tomou conta novamente em Tangos de Pepico, do Grupo Sevilla, e nas Sevillanas do Grupo Cervantes Solidário.


Fotos: Carla  Burnato

O Tangos do Grupo Toledo apresentou uma graciosa coreografia e representou o respeito à diversidade e à comunhão entre os povos por meio do refrão que diz que “não importa ser diferente”. A graça, ritmo e agilidade foram marcadas em Bulerías, do Grupo La Mancha, seguido do expressivo Tarantos, do Grupo Triana.

Para finalizar o espetáculo, todas as bailarinas se reuniram no palco ao som de Amigos para siempre, que contou com um solo emocionante da professora e coreógrafa Laureana, muito aplaudida, deixando todos com sentimento de nostalgia, expressa nas palavras da ex-aluna Adriana Morais Farré Salazar “a Laureana dança com a alma”.

Veja todas as fotos em álbuns realcionados.