EDUCAÇÃO INFANTIL

Ángeles, a exploradora

Obra biográfica sobre a oceanógrafa Ángeles Alvariño

Por: José Roberto Moreno de Souza Júnior | 5 de setembro de 2024.

No dia 5 de setembro, houve a apresentação da peça “Ángeles, la exploradora” para as turmas da Educação Infantil e 1º ano do Ensino Fundamental I. Escrita e dirigida por Maria Socorro Lorenzo, professora de Espanhol, a obra é uma biografia sobre a oceanógrafa galega Ángeles Alvariño e sua apresentação faz parte das atividades que dão início à Hispanidad 2024: El español, lengua de ciência y de arte.

A história perpassa vários períodos da vida da cientista. Neles, são representados fatos importantes de sua trajetória: desde sua infância em Serantes, quando, aos três anos, já lia livros sobre as ciências da natureza e estudava música, até a sua fase adulta, período no qual iniciou os estudos na universidade. São retratados também os obstáculos que Ángeles precisou enfrentar até alcançar o reconhecimento enquanto mulher vivendo sob o contexto de uma guerra civil.

O espetáculo atravessa essas adversidades e as principais realizações de Ángeles, retratando suas descobertas nos estudos do zooplânctons e feitos como precursora da Oceanografia. Ángeles foi a primeira mulher a embarcar em um barco de pesquisas na função de cientista.

Todos ficaram encantados com a peça. As interpretações de nossos professores foram ótimas. As crianças ficaram alegres de vê-los representando a trajetória de uma figura histórica importantíssima para a ciência.


Ficha Técnica

Bruno Cordeiro de Oliveira – Técnico audiovisual
Clei Aparecida Gil Muner Ferreira
Cristianne Prado Favarin Vasconcelos
Debora Prado de Oliveira Xavier
Fernanda dos Santos Marcelino
Gabriela Ananias Soares da Silva
Giullia Gallego Uchoa
Luciana Calegari Santos Lima
Margareth Aparecida M. Benassi Toni
Maria Isabel Almeida Prado Assumpção
María Socorro Santos Lorenzo – Roteiro e direção
Mônica Conceição Moutinho Lima
Nancy Serrano Rodrigues Marques
Nataly Espadaro Grande
Raul Carrasco Fernández
Tábata Andugar Bessa Lima