Saída pedagógica leva alunos ao centro da cidade para conhecer a intimidade que há por detrás das obras do pintor catalão
Por: Tatiana Maria de Paula Silva | 15 de abril de 2014.
Os alunos dos 3º e 5º anos do Ensino Fundamental visitaram este mês a exposição “A Magia de Miró” no espaço da Caixa Cultural. A saída, proposta pelos professores de Arte e de Matemática em Espanhol, proporcionou aos alunos a apreciação da produção de um dos gênios da arte.
A exposição, formada por 69 obras e 23 fotografias pertencentes à coleção particular do fotógrafo Alfredo Melgar, é composta basicamente por esboços e, por isso, conserva, em sua essência, características particulares e íntimas da produção do artista.
No 3º ano do Fundamental, os alunos conheceram um pouco mais sobre a biografia e as características do estilo próprio de Miró, “aprofundamos a leitura dos elementos das imagens e estamos trabalhando a produção criativa. O objetivo, além do exercício da composição, é apurar o olhar para os distintos elementos de uma obra de arte, atentando para o estilo, as características do artista e a distinção entre figurativo e abstrato”, explica William Rosa, professor de Arte do 1º ciclo do Ensino Fundamental.
Para sensibilizar as crianças do 5º ano, as professoras de Arte propuseram uma atividade em que os alunos, de olhos fechados, desenhassem inspirados pelo inconsciente, “fizemos com eles o que chamamos de técnica de desenho cego, no qual o resultado final é uma garatuja (tipo de desenho realizado pela criança pequena para reproduzir ou representar o que interpreta do mundo à sua volta). Depois, pedimos que eles abrissem os olhos e traçassem, a partir da garatuja, composições com formas geométricas. A ideia era mostrar para eles a espontaneidade que está presente nos desenhos de Miró”, comentam as professoras de Arte, Roberta Zamboni e Renara Di Primio.
Para os alunos, a atividade correspondeu às expectativas. “Eu aprendi, depois da exposição, que fechar os olhos e pintar o que estiver na cabeça, se aproxima muito do que Miró fazia quando buscava imagens no inconsciente para pintar”, afirma a aluna Ana Carolina Remígio Bastos do 5º A EF. “Como a monitora da exposição explicou, ele é um adulto que desenha com a inocência de uma criança e isso não é fácil”, comenta a aluna Leslie Fernanda Estrada Delgado do 5º B EF.
O trabalho interdisciplinar com Matemática em Espanhol garante, de forma prazerosa, que os conteúdos trabalhados em geometria sejam aplicados: “os alunos do 5º ano irão confeccionar, com massa de modelar, os esboços das esculturas trabalhadas em Arte. Com isso, eles aplicarão os conceitos relacionados às formas geométricas e a tridimensionalidade, além de todo o vocabulário em espanhol referente à atividade”, explica Lucinda Gisondi C. Cavalheiro, professora de Matemática e Ciências em Espanhol do 2º ciclo do Ensino Fundamental.
“No 3º ano, os alunos, inspirados nas obras do artista, construirão formas geométricas, em papel de alta densidade e montarão em base retangular uma composição tridimensional em conjunto com as aulas de Arte e, no final, faremos uma exposição”, afirma Maria Odete de Mattos, professora de Matemática e Ciências em Espanhol do 1º ciclo do Ensino Fundamental.
Para o aluno Orlando Villas Bôas Neto, do 3º B, a figura geométrica mais representativa das obras do Miró é o círculo: “dá para encontrar muitas formas nas obras dele, mas eu acho que a que ele mais utiliza são os círculos e, quanto à cor, a que mais se destaca para mim é o amarelo”.
Visitar exposições culturais como essa possibilita ao aluno de qualquer idade vivenciar experiências e enriquecer seu repertório estético e intelectual. Para o professor, a vivência de campo que essas saídas pedagógicas proporcionam, colabora com o processo educativo e amplia as possibilidades de discussão e troca.
Fotos: Professores do Ensino Fundamental
Para saber mais sobre a exposição: "A Magia de Miró"
https://www.caixacultural.com.br/html/main.html