Chá das avós 2016
Nos dias 31 de maio e 2 de junho, os alunos recebem as avós no tradicional evento do Colégio Miguel de Cervantes

Por: Tatiana Maria de Paula Silva | 3 de junho de 2016.

Dando continuação aos trabalhos desenvolvidos nas disciplinas de História e Geografia, que visam a desenvolver as noções de permanência e de transformações ocorridas ao longo do tempo, a equipe do 2º ano do Ensino Fundamental organizou o tradicional Chá das Avós, evento em que as vovós vieram compartilhar deliciosos momentos com seus netos.

O trabalho, que tem como objetivo o encontro entre gerações, promove a partilha de vivências e memórias. Resgatando a forma de comunicação pouco utilizada pelos alunos atualmente, mas que já foi um dia o único meio de comunicação disponível, os alunos escreveram uma carta-convite para as avós. Na carta, além de convidá-las para o evento, eles pediram a elas que a respondessem relatando também como era a infância delas quando tinham 7 anos.

As respostas às cartas logo chegaram, com caligrafias caprichosas, desenhos de corações e fotos de objetos que lembravam a infância. Eram diversos relatos amorosos, repletos de recordações inimagináveis às realidades atuais de nossas crianças. Entusiasmados, os alunos leram as respostas durante as aulas, compararam e relacionaram as experiências de um tempo que, apesar de não ser muito distante, era bem diferente do modo de vida que eles conhecem.

No evento, as avós foram recepcionadas com abraços, sorrisos e carinhos pelos seus netos e foram conduzidas por eles às salas de aula adornadas com varais de cartas. Lá conheceram o projeto apresentado pelas professoras e assistiram a um vídeo de homenagem, que foi elaborado com trechos de suas narrativas e fotos trazidas pelos alunos.

Em seguida, as professoras prepararam uma oficina para confecção de porta-retratos, desenvolvida com o intuito de guardar a recordação do dia: uma fotografia com seu netinho, que seria encaminhada posteriormente.


Fotos: Silvio Luiz Canella / Montagem: Fabio Corrêa Altafim

Para Edir Friggi Serra, avó do aluno Henrique Serra Ribeiro Ratto, do 2º B, o encontro foi inesquecível. “Foi maravilhoso e emocionante, a primeira homenagem que recebi como avó. Gostei muito de receber e escrever a carta, que me fez lembrar da minha infância e do quanto eu gostava do meu Colégio. Naquela época nossa educação era muito rígida, e é bom saber que isso mudou, pois, vê-los à vontade e livres na escola, na minha opinião, é uma relação muito positiva para o futuro deles”.

Leila, avó da aluna Fernanda Ferra Lima Morais, do 2ºB, elogiou o trabalho das professoras: “Fiquei muito emocionada em ver a delicadeza e a sensibilidade que as professoras tiveram no preparo da apresentação, tendo representado todas as avós. O trabalho todo é muito lindo, começando pela cartinha que recebi de minha neta, a qual ficará guardada em um lugar especial no meu baú de recordações da vida inteira”.

Eliete, avó do aluno Caio Aguiar Sapia, do 2º ano D, é professora de piano e aproveitou o momento para presentear o neto, que também estuda música. “Consegui adquirir, após muita pesquisa, um exemplar do primeiro livro de música que estudei e trouxe para ele de presente. Achei a ideia de vocês fantástica, porque nos dá a oportunidade de participarmos da vida deles na escola”, conclui Eliete.

O encontro, regado por boas histórias e recordações, foi finalizado no restaurante do Colégio com chá, bolo de cenoura, bolo de agrião, sanduíches, pão de queijo e muita conversa gostosa.

Veja mais fotos em álbuns relacionados.