CERVANTES SOLIDÁRIO
Curso de Espanhol para alunos da rede pública de ensino
Colégio oferece o programa desde 1999
Por: Ana Paula Gama de Oliveira
Há 25 anos, o Colégio Miguel de Cervantes forma alunos do Ensino Médio, estudantes da rede pública de ensino. São 15 anos que o projeto faz parte do Programa Cervantes Solidário. Nesse tempo, aproximadamente 750 alunos concluíram os níveis A1 e A2, básico e pré-intermediário respectivamente. Essa oportunidade de aprendizagem pode diferenciá-los no mercado de trabalho e consequentemente, na vida.
Neste ano de 2024, o curso aumentou as opções para o nível B1, intermediário, elevando ainda mais as possibilidades de crescimento pessoal e profissional. Já em relação aos níveis A1 e A2, a carga horária aumentou de uma hora e meia para duas horas por dia.
O projeto, nasceu em 1999, por meio do departamento Curso de Espanhol como Língua Estrangeira do Colégio Miguel de Cervantes (CELE). Desde o início, o objetivo do projeto era oferecer aos jovens das escolas públicas a oportunidade de aprenderem um idioma estrangeiro (neste caso, o espanhol) dentro de uma instituição de referência no idioma. Ao mesmo tempo, intencionávamos permitir que futuros professores – em formação na Pontifícia Universidade Católica de São Paulo – realizassem estágios de docência, o que não era muito fácil naquele momento devido à pouca oferta do idioma nos demais colégios. “Esse projeto exemplifica o quão a oportunidade de uma educação inclusiva e diferenciada pode transformar a vida de jovens. Esperamos que muitas vidas ainda sejam transformadas e que outros 25 anos de trabalho venham”, comemora Maria Cibele, orientadora internacional e uma das professoras pioneiras no curso.
Há três anos, o projeto é realizado em parceria com o Instituto ADUS, uma Organização da Sociedade Civil que acolhe pessoas em situação de refúgio. Temos, no Programa de Empregabilidade – Nós, o mundo, dois professores venezuelanos que atuam no projeto diretamente e muitos outros que vêm trazer diversas vivências aos alunos por meio da música, da gastronomia, da cultura, entre outras habilidades. “As aulas de espanhol são de grande relevância para todos os envolvidos. Aos alunos, elas oferecem a oportunidade de aprender um idioma, aprendizado que pode ser aplicado em suas trajetórias futuras. Aos professores, proporcionam um rico intercâmbio cultural com os estudantes. Já para o ADUS, a parceria com o Colégio Miguel de Cervantes representa uma valiosa chance de intensificar o impacto que geramos, ampliando a rede de apoio e criando engajamento comunitário”, conta Candela Justribo, coordenadora do Programa de Empregabilidade – Nós, o mundo, do Instituto ADUS.
Além disso, os alunos do curso de língua espanhola são convidados, anualmente ou sempre que possuímos vagas, para preenchimento de oportunidades como jovens aprendizes. Essa é uma estratégia do Colégio para motivar os alunos a serem participativos e presentes nas aulas, pois, além da avaliação elaborada pelo Recursos Humanos, esses pontos também são importantes no processo de seleção.
Segundo nossa gerente de Recursos Humanos, Verônica Savela, a busca pelo primeiro emprego pode ser desafiadora. Estar cursando um idioma, além de abrir portas no mercado de trabalho, demonstra que o jovem tem interesse em se desenvolver profissionalmente e aprender sobre outras culturas.
São as pequenas ações que possibilitam a realização de sonhos, a transformação de vidas e a lapidação de rumos positivos. E é nisso que o Colégio Miguel de Cervantes acredita: nas vidas transformadas pelas oportunidades que oferecemos nos projetos do Cervantes Solidário.
No dia 7 de dezembro, 49 alunos celebraram uma importante conquista ao receberem seus certificados de conclusão. Entre eles, três concluíram o nível intermediário, 12 alunos o pré-intermediário e 34 o nível básico. A cerimônia contou com a presença do diretor-geral do Colégio, Jorge Ángel Berné Espinosa, que prestigiou o evento e entregou aos formandos livros em espanhol como presente, incentivando a prática do idioma durante as férias.
Após a entrega dos certificados, os alunos participaram de uma atividade prática especial sobre arepas, um alimento tradicional da gastronomia venezuelana, país natal dos professores do curso, Edgar Carrillo e Mileyvi Arzola. Esse momento marcou não apenas a conclusão de um ciclo, mas também uma oportunidade de celebração, aprendizado cultural e integração, tornando a formatura ainda mais memorável para todos os presentes.
O Programa Social Cervantes Solidário convida empresas ou instituições com programas de aprendizagem ou empregabilidade que queiram estabelecer parcerias. O objetivo é ampliar as oportunidades de emprego para alunos qualificados e engajados, contribuindo para o seu desenvolvimento profissional e para a promoção de uma inserção responsável no mercado de trabalho.