1º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL
Recital 2024
Memórias da infância: entre tramas e lembranças
Por: Debora Prado, Luciana Calegari e Margareth Toni
No dia 10 de dezembro, as crianças do 1º ano do Ensino Fundamental encantaram a todos se apresentando no palco do teatro do Colégio, tocando instrumentos, cantando e brincando, com muita alegria, diante de suas famílias e da comunidade educativa. O recital Memórias da infância: entre tramas e lembranças foi muito mais do que um evento de encerramento de uma etapa da vida escolar das crianças; foi uma celebração da jornada de aprendizado e crescimento, marcada por memórias inesquecíveis e repleta de emoções.
A música, com seu poder transformador, tornou-se o fio condutor que teceu histórias, sentimentos e conquistas ao longo desse processo. O repertório das canções, que vai desde as composições clássicas de Béla Bartók até canções populares, como Mulher rendeira, teceu uma narrativa rica e cheia de brasilidade, celebrando a diversidade do nosso universo multicultural. Essa mistura de influências musicais trouxe um colorido único à apresentação, reforçando a proposta de um recital que valoriza as várias facetas da nossa identidade cultural.
No entanto, o recital não foi apenas um espetáculo musical; foi, na verdade, uma vivência multidisciplinar. Transitando por diversos campos do conhecimento, o evento foi construído por meio de um trabalho colaborativo e imersivo. O repertório não foi imposto, mas resultado de um processo genuíno de escuta e troca no qual as crianças, protagonistas dessa obra, trouxeram suas próprias escolhas e influências musicais, criando uma ponte entre o que vivenciam e o que aprendem.
A proposta pedagógica do Colégio sempre foi integrar as diferentes áreas do conhecimento. Isso ficou muito claro no recital. Cada melodia e cada letra envolvia conteúdos programáticos que não foram apenas executados, mas verdadeiramente vivenciados pelos alunos. Por isso, não fizemos “para” o recital; nós o fizemos “com” as crianças. Cada ensaio, cada palavra e cada gesto no palco foi a materialização de um processo pedagógico contínuo, que se construiu ao longo do ano letivo.
Além disso, o evento também foi uma celebração das culturas, com seus ritmos e sons diversos. No recital, o Colégio valorizou não só a música, mas também a pluralidade cultural, proporcionando às crianças uma oportunidade única de aprender sobre diferentes formas de expressão. As línguas portuguesa, espanhola e inglesa, com suas respectivas riquezas e sonoridades, foram exploradas para ampliar o vocabulário e dar voz aos sentimentos e emoções que emergiram no palco.
No final, o recital foi um testemunho de como a infância, com seus olhares curiosos e suas descobertas incessantes, pode ser transformada em uma poderosa ferramenta de aprendizagem, memórias e, acima de tudo, de celebração da vida.