Alunos do curso de espanhol assistem ao Teatro “Fragmentos del Quijote”
A peça, apresentada originalmente no dia do livro para os alunos do Colégio, foi ampliada e especialmente adaptada para os alunos do curso de espanhol ¡CERVANTES!
Por: Tatiana Maria de Paula Silva |14 de maio de 2014.
A apresentação, coordenada pelo departamento de Espanhol, dirigida e produzida pelos professores de Língua Espanhola, Manuel Rincón, Patrícia Varela, Unvelina Perdomo e Teresa Yañez Rubiero, foi encenada pelos alunos: Daniel Quesada Davila, do 7º C do Ensino Fundamental, como Miguel de Cervantes; Laura Segura Mayordomo, do 8º A EF, como Dulcinéia de Toboso; Bruno Gadelha Monteiro, do 9ºC EF, como Sancho Panza; e Diego Barros Itaboraí, do 3ºA EM, como D. Quixote.
A atuação dos alunos foi seguida por uma expressiva leitura do segundo capítulo da obra adaptada por Eduardo Alonso. Participaram da leitura os alunos Daniel Quesada, Diego Itaboraí e Tomás Ignacio Sebastián Araya Vázquez, do 8ºD EF, como Sancho Panza.
Ao final, a plateia assistiu a um filme cedido pelo instituto Cervantes que mostra uma recopilação de várias produções e versões de D. Quixote. O filme demonstra a grandiosidade da obra e como ela inspirou vários gêneros artísticos como: musical, ópera, histórias em quadrinhos e desenhos animados. Os personagens e os cenários narrados por Cervantes também foram retratados por diversos pintores como Picasso, Goya, Dalí e Portinari.
A obra mais traduzida depois da Bíblia se mantém, segundo a professora Unvelina Perdomo, universal e atual após mais de 400 anos, “Miguel de Cervantes esconde através do humor toda a crítica social e política da época com muita maestria e, por isso, essa obra é considerada a primeira novela dos tempos modernos.”
Fotos: Silvio Luis Canella