ENSINO FUNDAMENTAL II

Concurso de Contos Picasso: mão erudita, olho selvagem
Alunos do 9º ano do Ensino Fundamental criam histórias com inspiração nas obras do pintor espanhol

Por: Tatiana Maria de Paula Silva | 24 de novembro de 2016.

Durante o mês de agosto, a orientação pedagógica do Ensino Fundamental II propôs aos alunos de 9º ano uma visita à exposição Picasso: mão erudita, olho selvagem, que esteve no Instituto Tomie Ohtake de 22 de maio a 14 de agosto. Mais do que apurar o olhar e conhecer aspectos da obra de um dos gênios da arte, a visita ao museu estimulou a reflexão e a fruição significativa da arte, do artista ícone do movimento cubista e do universo social que envolve sua representação de mundo.

Por meio da visita, as professoras Rocío de Simón Eiras, da disciplina de Cultura espanhola, e Patrícia Varela González, de Língua espanhola, propuseram aos alunos uma série de atividades, as quais incluíam a elaboração de um conto ficcional inspirado em uma das obras de Picasso escolhidas por eles.

Segundo as professoras, a proposta tinha por objetivos estimular a criatividade, valorizar a escrita como exercício criativo e estabelecer relações entre a produção escrita e a vivência dos alunos, conferindo um significado a essa produção. Ao final, elas receberam excelentes histórias.

A comissão julgadora – formada pela diretora-gerente, Lourdes Ballesteros, pelos chefes de departamento José Cabrera Muñoz, de Cultura Espanhola, Jorge Pedrosa Ruas, de Língua Espanhola, pela orientadora educacional Valéria Ribeiro da Silva Graziano e pelas professoras Rocío e Patrícia – escolheu os três melhores textos.

No dia 17 de novembro, os três finalistas – Sabrina Padovani Theodoro, do 9º A, Rosário del Mar Esmeralda Muñoz García, do 9º B, e Pedro Nunes Maricato Zaniolo da Costa, do 9º D – foram convidados ao escritório da diretora-gerente, onde foram recepcionados com um delicioso café da manhã. Durante o encontro, Lourdes e as professoras anunciaram o ganhador.


Fotos: Silvio Luiz Canella

A aluna Sabrina escreveu um conto versando sobre o tema da violência doméstica contra a mulher. Ela disse que elegeu o quadro Dos mujeres corriendo por la playa porque havia lido uma reportagem sobre uma mulher contado a respeito dos abusos que sofria em casa. “Eu havia lido a reportagem recentemente e quando vi o quadro das mulheres imaginei escrever algo sobre liberdade”, conta a aluna.

Já o aluno Pedro Nunes, que gosta muito de escrever, ficou sensibilizado com o quadro El Último Espectáculo de un Arlequín. Ele conta que o quadro o impactou e o deixou curioso, motivando-o a pesquisar sobre a obra e a compor elementos para o seu conto.

Já Rosário, que se interessa por arte e se destaca em música, viu no pequeno cartaz Proyecto para cartel de carnaval a possibilidade de desenvolver uma história interessante com o personagem do palhaço estampado no cartaz. “Eu já imaginei uma história quando vi o cartaz e fiquei motivada a criar com base numa imagem simples, que só tinha como elemento um personagem e o número 1900”, explica Rosário.

Ao final do encontro, os finalistas conheceram o ganhador do primeiro lugar. Pelas mãos das professoras e da diretora Lourdes, receberam os prêmios, as gravuras e um livro sobre as obras do artista.

Segue o resultado:

Finalistas:
Sabrina Padovani com Dos mujeres corriendo por la playa
Rosário del Mar Muñoz com Proyecto para cartel de carnaval

1º lugar: Pedro Nunes com o conto El Último Espectáculo de un Arlequín

Veja nos anexos as produções dos alunos.

El Último Espectáculo de un Arlequín

Dos mujeres corriendo por la playa