Café da manhã e aprendizagem
O 1º ano do Ensino Fundamental se reúne para saborear e aprender
Por: Tatiana Maria de Paula Silva| 10 de fevereiro de 2017.
Relacionar aprendizagem à alimentação é uma das formas gostosas que a equipe pedagógica do Colégio Miguel de Cervantes encontra para envolver os alunos no processo de aprendizagem de forma divertida e educativa em diversas disciplinas e segmentos.
Como atividade de interação e alfabetização, a turminha do 1º ano do Ensino Fundamental reuniu-se na quinta-feira, dia 9 de fevereiro, para um gostoso café da manhã, no qual, em meio à reflexão sobre alimentação, hábitos e descobertas de sabores, os alunos exercitaram o vocabulário e a escrita listando e agrupando os tipos de alimentos.
Fotos: Tatiana Maria de Paula Silva / Montagem: Fabio Corrêa Altafim
Para o aluno Felipe Franco de Godoy Ribeiro Soares, do 1º C, que já conhece a maioria das letras da palavra “bisnaguinha”, tomar o café da manhã com os amigos é “muito divertido”. Segundo a professora Claudia Gamella, o objetivo da atividade é, principalmente, contextualizar a fase diagnóstica em Língua Portuguesa de hipótese de escrita apresentando o vocabulário de alimentos que nem sempre aparecem no cardápio das crianças. “Realizamos individualmente um ditado de palavras que fazem parte do mesmo grupo semântico: lista de alimentos que comemos no café da manhã. Além disso, trata-se de uma atividade que ocorre dentro do contexto da adaptação dos nossos alunos e que contribui para promover a socialização entre os diferentes grupos”, conclui Claudia.
A professora Suzana Dorlhac Cartinella mostra aos seus alunos a diversidade dos alimentos à mesa e incentiva a que eles se sirvam sozinhos. Para ela, é mais uma oportunidade para eles interagirem com os colegas, com o alimento e exercitarem a autonomia. “Esse é um momento muito rico, pois as informações que as crianças recebem aqui darão todo o significado às atividades de Língua Portuguesa que faremos depois, em sala de aula”, comenta Suzana.