CERVANTES SOLIDÁRIO

Projeto LEEDS

Liga de Esportes, Empreendedorismo e Desenvolvimento Sustentável

Por: Henrique de Paula Oliveira Silva

Iniciado no primeiro semestre de 2023, na EMEF Prof. Alípio Correa Neto, o Projeto LEEDS, que já despertava em crianças e adolescentes um olhar voltado à sustentabilidade, tornou-se um curso extracurricular no Colégio Miguel de Cervantes. Com foco no desenvolvimento de habilidades socioemocionais, cidadania e práticas sustentáveis, a iniciativa utiliza os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030 como base pedagógica.

A LEEDS adota uma abordagem inovadora baseada na gamificação offline, inspirada no modelo do jogo FIFA. Nessa dinâmica, os participantes assumem o papel de protagonistas de suas equipes, tomando decisões estratégicas e executando ações práticas em prol dos 17 ODS na comunidade escolar e em casa. Ao longo do jogo, os alunos acumulam pontos que se transformam em “moedas de troca”. As moedas podem ser usadas para adquirir recursos essenciais, como uniformes, pagar salários mensais aos jogadores e alugar itens básicos, como quadras e bolas.

Essa metodologia uniu a paixão pelo esporte ao aprendizado, incentivando a construção de hábitos mais sustentáveis e sociais. O projeto rapidamente conquistou os alunos, ampliando as oportunidades de desenvolvimento de forma dinâmica e colaborativa.

Em 2024, o Projeto LEEDS, realizado na EMEF Alípio, atingiu marcos significativos, como a inclusão de meninas nas equipes ao longo de toda a temporada. Regras como a exigência de que 40% dos atletas em quadra sejam meninas têm promovido resultados sociais impactantes, com destaque para o empoderamento feminino. Esse modelo contribui para a criação de um ambiente seguro, acolhedor e de interação respeitosa e colaborativa entre meninos e meninas, fortalecendo alianças saudáveis e promovendo um convívio mais equitativo dentro e fora das quadras.

Para que consigam pontos a serem transformados em “moedas de troca”, os alunos necessitam realizar ações relacionadas aos ODS para a escola, comunidade, entre outros locais que eles ocupam ao longo de seus dias. Nesse ponto, o destaque são as ações de voluntariado dos alunos da liga. As equipes se organizam visando a garantir que seus integrantes participem de ações voluntárias durante o mês, alinhadas ao plano de ação estipulado pela liga para as equipes participantes.

Com os resultados positivos, decidimos compartilhar nossa metodologia e êxitos, formando uma parceria com a Diretoria Regional de Educação (DRE) Butantã. Com esse trabalho colaborativo, realizamos encontros de formação com o objetivo de ampliar o foco em práticas sustentáveis, por meio do esporte, promovendo um olhar mais atento e consciente sobre a importância de ações transformadoras tanto no âmbito educacional quanto no social.

Como reconhecimento pelo trabalho realizado, o Projeto LEEDS está concorrendo ao Prêmio Ibero-Americano de Inovação e ODS, que visa a reconhecer a atuação das instituições educativas de toda a Ibero-América na sensibilização e divulgação dos 17 ODS de forma criativa e inovadora nas salas de aula. Além disso, o Projeto LEEDS foi selecionado para participar da 9ª Maratona de Esporte e Desenvolvimento Humano, no Bloco Transformação da Rede de Esporte pela Mudança Social (REMS). Inicialmente fomentada pela empresa Nike e pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), a REMS foi criada no Brasil em 2007, reunindo organizações sociais e outros atores internacionais que acreditam no esporte como ferramenta de transformação social.