SALA DOS PROFESSORES
O professor na era digital
Formação para professores ITEDUC
Por: Rafael Ruanova | abril de 2021.
O contexto atual da educação no Brasil, em decorrência da recente pandemia provocada pelo COVID-19, pode ser caracterizado ou explicado pelos desafios que se apresenta aos diferentes setores da comunidade educacional. Para os professores, em particular, significou uma mudança radical em nossas práticas de ensino. As diferentes modalidades em que devemos desenvolver o nosso trabalho: presencial, misto, híbrido, à distância … fazem com que o nosso trabalho tenha de se adaptar a diferentes cenários num curto espaço de tempo. No entanto, o maior desafio que enfrentamos é construir um esquema de práticas pedagógicas adaptadas a situações que nunca vivemos e dirigidas a um público que também não está habituado a elas. Isso supõe uma dupla necessidade de criar um ambiente de aprendizagem em circunstâncias novas e, em certa medida, desconhecido para o professor e para o aluno.
Para isso, o Colégio Miguel de Cervantes tem implementado, ao longo dos últimos doze meses, diversas iniciativas para minimizar os problemas derivados destas mudanças na nossa realidade cotidiana tais como: promoção e adaptação da utilização de plataformas LMS (Learning Management System); implementação do uso de sistemas de colaboração e comunicação que permitam o compartilhamento de arquivos, integração de aplicativos ou videoconferência; estabelecimento de novos canais de comunicação ágil com famílias e alunos para oferecer e receber informações oportunas sobre questões pedagógicas e de controle de saúde; etc.
Nesse momento, estamos dando um passo além oferecendo aos nossos professores a possibilidade de expandir a sua formação por meio do curso ‘O professor na era digital’ desenvolvido pelo ITEDUC em colaboração com profissionais e instituições de renome, como a Faculdade de Educação da Universidade de Harvard ou o Turku Universidade de Ciências Aplicadas da Finlândia. Dessa forma, nossos professores poderão enriquecer seus conhecimentos sobre ensino a distância e híbrido em temas como a construção de uma sala de aula virtual, metodologias ativas e gamificação, ferramentas básicas para captar e manter a atenção dos alunos, neurociências aplicadas à aprendizagem ou avaliação do ensino a distância.
Temos plena convicção de que todas estas medidas, aliadas ao grande profissionalismo e empenho do corpo docente do Colégio Miguel de Cervantes, servirão para oferecer um melhor serviço e uma qualidade de ensino superior a todos os alunos do Cervantes.
Rafael Ruanova é licenciado em Filologia Hispânica e em Filologia Galaico-Portuguesa pela Universidade de Santiago de Compostela. Professor com mais de 25 anos de experiência tanto em tarefas docentes como diretivas. Coordenador e colaborador em diferentes cursos sobre novas metodologias de ensino.