ENSINO FUNDAMENTAL I
Projeto Fazer Juntos
Alunos elaboram atividades que priorizam a convivência e as relações interpessoais
Por: Tatiana Maria de Paula Silva | 13 de junho de 2023.
Dando continuidade aos projetos de tutoria iniciados em 2022, que tinham como enfoque o retorno ao convívio social e a boa convivência, a orientação educacional das turmas de 4º e 5º anos lançou como proposta de trabalho aos alunos e equipe docente em 2023 o projeto interdisciplinar Fazer Juntos. Com uma abordagem problematizadora, o projeto desafia os alunos a criarem atividades direcionadas ao grupo e ao compartilhamento de experiências. Além disso, visa a fomentar a cultura de paz nos ambientes de convívio social, dentro e fora do Colégio. Assim, o projeto se harmoniza ao tema que embasa os grandes projetos do Colégio para este ano, a saber, a Cultura de Paz.
Desde o início do ano escolar, a equipe de professores e os alunos realizaram diversas ações para promover a participação de todos na execução do projeto.
Dentre as várias ações realizadas, um dos disparadores para o projeto foi a integração dos alunos com os professores especialistas – ação coordenada pelo professor de Educação Física, Daniel Mendes. Em um jogo cooperativo, os alunos foram divididos em equipes e participaram de atividades para formar um quebra-cabeça com a frase “Juntos somos melhores”. Durante as aulas, foram convidados a refletir sobre tal sentença.
Outra ação contínua começou após a eleição dos alunos representantes. Os representantes de classe e a orientadora educacional, Maria Cecília S. Grecco de Marcilio (Ciça), reúnem-se periodicamente para analisar as sugestões das turmas do 2º ciclo e traçar estratégias de execução. Foram propostos, em uma dessas reuniões, os jogos interclasses, realizados durante os meses de maio e junho. Além disso, os alunos também estão se organizando na elaboração do JMC – Jornal Mural Cultural – e conquistaram outras solicitações, como o Dia do brinquedo (com jogos de tabuleiro e outros que estimulem tanto a convivência quanto a troca), a visita ao parque da Educação Infantil e o rodízio das quadras para outros esportes.
Com o intuito de instigar a criatividade, os alunos produziram ícones para o projeto e elegeram um por turma. Ao final, 10 símbolos foram escolhidos. Em seguida, foi aberta a votação para a comunidade escolar, representada por distintos departamentos, até a escolha de um ícone para o 4º ano e um para o 5º ano. (Veja as fotos)
Para materializar e provocar a colaboração de todos, nas aulas de Artes, os alunos estão reproduzindo os símbolos eleitos em um grande mural, o qual ficará exposto no cluster 5.
No mês de junho, os alunos levaram o tema para a discussão familiar e foram desafiados a trazer novas propostas do que podem fazer juntos em prol do bem coletivo.
Ao longo do ano, o projeto continuará com ações integrativas que promovam valores e comportamentos embasados na cultura de paz, resolução de conflitos e na não violência.