CERVANTES SOLIDÁRIO
Nova Parceria com a DRE Butantã – Formando Educadores
Por: Ana Paula Gama de Oliveira | 15 de julho de 2024.
Durante todo o primeiro semestre, a equipe do Cervantes Solidário se empenhou em criar formações para educadores referentes a temas específicos, como música, contação de histórias e LEEDS (Liga Esporte, Empreendedorismo e Desenvolvimento Sustentável). A ideia é que possamos multiplicar conhecimentos para as etapas de Ensino Infantil, Fundamental I e II por meio de um processo colaborativo, em parceira com a Diretoria Regional de Ensino do Butantã e região. Sabemos que a educação pública é completa em sua essência. Contudo, sempre é possível inovar a forma de ensinar, com atividades mais lúdicas e criativas, que não necessitam de conhecimentos prévios, ampliando o repertório do educador para que multipliquem o conhecimento transmitindo-o aos seus alunos. Com isso, os estudantes farão novas conexões e sinapses que, além de criar memórias positivas, potencializam o desenvolvimento da criança.
No dia 25 de maio, realizamos a 1º Formação para Educadores, que ocorreu no evento “Integra São Paulo”, organizado pela DRE Butantã. O evento aconteceu no CEU Butantã. Na ocasião, o professor Dê Portela compartilhou técnicas com os 17 professores da rede pública participantes da sua oficina por meio de vivências e ideias relacionadas às diversidades de materiais e instrumentos musicais presentes na cultura brasileira. Isso possibilitou a construção e o enriquecimento do repertório de cada um. Além disso, foi levado o Parque Sonoro para que os participantes pudessem interagir e vivenciar como pode ser divertido aprender e ensinar, oportunizando a criatividade e o ouvir, fomentando os conceitos formadores do Currículo da Cidade e da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) no processo de aprendizagem.
No dia 26 de junho, contribuímos com a apresentação da contação de história musicada “Liana e o Boi”, abrindo a Jornada Pedagógica no CEU Uirapuru, onde 180 educadores participaram de uma vivência e troca de conhecimentos. “Liana e o Boi” traz a representatividade da cultura popular nordestina e foi criada e apresentada por Alexandra Onias (Leky) e Dê Portela. Temos como premissa usar como base a agenda 2030 da ONU, de forma direta ou indireta, possibilitando unir o propósito da formação e a educação para a sustentabilidade.
Temos a ambição de ampliar, a partir do segundo semestre, as possibilidades de trocas e formações voltadas a educadores da rede pública de ensino, bem como de organizações sociais. Os encontros para formação de educadores serão realizados pelos professores Alexandra Onias (Leky), sobre contação de histórias, Dê Portela, sobre Musicalização/Parque Sonoro, e Henrique Silva, sobre a LEEDS, criada por ele.