Reunião de pais com Patrícia Peck
Tecnologia: ética, segurança e legalidade – Desafios para quem educa

Por: Tatiana Maria de Paula Silva |11 de maio 2015.

A reunião de pais do Ensino Fundamental II e Ensino Médio, realizada sábado, dia 9 de maio, começou com a palestra da advogada Patrícia Peck Pinheiro sobre o desafio conjunto da escola e da família em garantir o uso seguro e eficaz da tecnologia em favor da educação, do lazer e como ferramenta de aproximação.

Para iniciar o evento, a diretora Amélia Salazar destacou a nova dinâmica das reuniões de pais e mães, adotada a partir deste ano: com a programação de palestras, os encontros trimestrais passam a ter um também um caráter mais formativo.

Em seguida, o professor e coordenador de tecnologia educacional do Colégio Miguel de Cervantes, Antonio Abello Rovai, chamou a atenção para as duas dimensões do desafio que representa a integração das tecnologias na educação: a primeira, segundo o professor, é a que se refere às oportunidades de aprendizagem propriamente ditas, estando relacionadas ao objetivo de desenvolver nos alunos as competências de que vão precisar para exercerem suas carreiras profissionais na economia do conhecimento; a segunda, que se refere à educação em sentido amplo, é aquela que pressupõe e provê oportunidades de crescimento voltadas à formação de cidadãos e cidadãs responsáveis, respeitosos e que saibam se proteger na rede. Na sequência, a orientadora educacional, Vivian Cristianini, apresentou a palestrante aos presentes.

Na conferência, Patrícia explicou aos pais que vivemos em uma era na qual grande parte das relações humanas migraram para internet, desde as relações de amor e amizade até as relações ilícitas e perigosas. Para ela, as casas e escolas não têm mais portas nem muros, pois a internet é a rua digital. Ela chama a atenção das famílias e educadores para a necessidade de preparar os jovens para se protegerem e evitarem situações de risco nessa rua.

Patrícia abordou questões como proteção da intimidade, compartilhamento de dados, difamação e uso de imagem. Ela reforça a necessidade de os pais estarem cientes dos temos de uso e responsabilidades dos aplicativos instalados nos equipamentos dos jovens e estabelecerem o frequente acompanhamento das atividades virtuais dos filhos, abrindo o diálogo para tratar temas conflitantes intercedendo, educando e informando.

A advogada também explicou aos pais sobre os riscos da navegação sem supervisão na deep web e abordou as principais leis descritas na legislação sobre crimes virtuais e termos que podem configurar difamação ou assédio efetuados via canais digitais, principalmente no WhatsApp e Facebook.


Fotos: Silvio Luiz Canella

Ao final da palestra, Patrícia anunciou a obtenção pelo Colégio Miguel de Cervantes da certificação como escola digital segura, outorgada pelo Instituto I-START, que atesta a prática eficiente na governança da tecnologia da informação, da segurança digital, da conformidade às leis e na educação para o uso ético, seguro, saudável e legal dos recursos tecnológicos. Para receber a placa com a certificação, Patrícia chamou os diretores Amélia do Rosário Morais Farré Salazar e Jaime Pedrol, que agradeceram os esforços de toda a equipe para mais essa conquista.

Acesse o link da palestra aqui.

Patrícia Peck é advogada, especialista em direito digital e idealizadora do Instituto I-START e Movimento Família mais Segura. Autora do livro “Direito Digital”, já na 5ª edição pela editora Saraiva. Recebeu em 2012 o prêmio “Security Leaders” por seus trabalhos de educação e conscientização em segurança digital.