Festa Junina 2016
Alegria, fraternidade e valores são reverenciados no Arraial do Cervantes
Por: Tatiana Maria de Paula Silva | 13 de junho de 2016.
Os Departamentos de Música e Educação Física do Colégio coordenaram as apresentações das animadas quadrilhas da Educação Infantil ao 5º ano do Ensino Fundamental, que no último sábado, 11 de junho, levantaram o público no ginásio poliesportivo.
A Educação Infantil e o 1º ano do Ensino Fundamental, animados pela professora de música Cássia Bernardino, apresentaram quadrilhas tradicionais. Ao som da “Ciranda dos Bichos”, as pequenas feras do Infantil I imitaram jacarés e caranguejos. O Infantil II entrou com muita autonomia e caiu no chão embalado pelo “Chililique”. Por sua vez, o 1º ano levantou o público com “Não encoste a barriguinha” e “Isso aqui tá bom demais”.
Liderados pelas professoras Luciana Rocco e Roseli Lepique, os alunos do 2º e 3º anos do Ensino Fundamental entraram ao som de Bossa Nova para apresentar a dança do pau de fitas, que representava as cores dos arcos da bandeira olímpica. Os 3º anos, brincaram quadrilha impulsionados por “Forró nº 1”. As apresentações contaram com a participação especial das alunas da ginástica artística e dos alunos do curso extra de musicalização.
A sanfona foi a homenageada do 4º ano, que se divertiu cantando sobre a festa na roça e o reboliço ao som de “O Sanfoneiro só tocava isso”, com a quadrilha puxada pela professora Ana Valéria Turbiani e pelo professor Daniel Mendes. Na sequência, as meninas do curso extra de patinação deram um show de agilidade e graça ao dançar a quadrilha sobre rodas.
Para encerrar as apresentações no ginásio, o 5º ano do Ensino Fundamental, sob a liderança do professor Ivo Bonfiglioli, apresentou a performance Quadríadas Rio 2016, com referências à cidade sede das Olímpiadas do Brasil e em homenagem aos atletas e às diversas modalidades esportivas olímpicas.
No palco da festa, os grupos de dança espanhola do Cervantes Solidário e do Colégio apresentaram danças regionais da Espanha. Os alunos do Projeto Cervantes Solidário, orientados pela professora Alexandra Onias e Digemison Portela, apresentaram músicas e danças regionais brasileiras como “Pau de Fita”, “Catira”, “Jongo”, “Carimbó” e “Frevo”.Logo depois, o coral infantil do Colégio Miguel de Cervantes soltou a voz ao interpretar as canções “Boi Sarapintado”, Jennie Mama” e “A Noite do Castelo”.
Fotos: Rafael Campagnolli
O setor gastronômico da festa junina do Colégio Miguel de Cervantes representou bem a multiculturalidade que remonta às origens das festas populares, apresentando grande variedade de comidas típicas juninas, espanholas e de outras regiões.
O campo de futebol do Colégio foi transformado em um circuito de brincadeiras, as quais foram organizadas pelo grupo de monitores do Rep Lago, que garantiu a diversão ao lado das barraquinhas instaladas nas marquises, com pescaria, canaleta e touro mecânico.
A comissão de formatura do 3º ano manteve o tradicional campeonato de jogos eletrônicos nas estações montadas em frente ao Teatro.
O Festival de Música Caipira e Regional reuniu mais de 20 participantes e apresentou os jovens talentos do Colégio. Durante o festival, os alunos do Colégio e do Cervantes Solidário relembraram a todos que, quando o chega o frio, quem tem amor para dar doa um agasalho. Em seguida, apresentaram a música “Calor para dar”, tema da Campanha do Agasalho do Fundo de Solidariedade, da qual o Colégio é posto de arrecadação.
Para terminar a noite, o grupo Forró Charanga animou o palco da festa e agitou as quadrilhas dos alunos e ex-alunos do Ensino Médio.
No encerramento, foram sorteados prêmios aos participantes da festa.
Confira a lista de ganhadores no anexo.
Veja todas as fotos da festa em álbuns relacionados.