Estudo do meio: Parque Ibirapuera e Museu Afro Brasil
Nos dias 7 e 9 de abril, alunos visitaram o museu e registraram fragmentos da arquitetura e paisagem do Parque Ibirapuera

Por: Tatiana Maria de Paula Silva | 10 de junho de 2016.

Para complementar os estudos realizados por meio da leitura do livro Voo em português: uma viagem pelos países de língua portuguesa, da autora Cristina Von, em uma atividade interdisciplinar entre as disciplinas de Língua Portuguesa, Arte, História e Geografia, a equipe pedagógica do 8º ano do Ensino Fundamental propôs a saída pedagógica ao Museu Afro Brasil e ao Parque Ibirapuera.

Na proposta da disciplina de Arte, os alunos dividiram o tempo em um ensaio fotográfico que contemplava três propostas: registrar os elementos presentes na arquitetura de Oscar Niemeyer, registrar a vegetação do parque e captar recortes de paisagens de macro e microcosmos. O trabalho consistiu no registro do passeio entre o prédio da Bienal até o Pavilhão Padre Manoel da Nóbrega, onde está localizado o Museu Afro Brasil.

No museu os alunos encontraram um acervo com mais de 6 mil obras, distribuídas em 11 mil m2, que remontam às influências africanas na história e na identidade do povo brasileiro. Com a visita mediada por educadores do museu, os alunos ouviram aspectos importantes de temas relacionados à escravidão, trabalho, linguagem, arte, cultura e religião, que contribuíram para a construção de nossa sociedade.


Fotos: Tatiana Maria de Paula Silva / Montagem: Fabio Corrêa Altafim

A visita proporcionou aos alunos informações adicionais sobre as motivações do movimento escravocrata, a importação da mão de obra africana e a trajetória histórica do preconceito até a contemporaneidade.

Para o aluno Gustavo Del Monte Silva, do 8º D, a visita ao museu foi muito instrutiva, “estudamos sobre a escravidão e a visita ajudou a aprofundar nosso conhecimento e também pudemos verificar a influência dos povos escravizados em nossa cultura”.

Além de apreciar o acervo, o grupo visitou a biblioteca do museu, Carolina Maria de Jesus, que possui mais de 10 mil publicações, entre livros, revistas, teses e material multimídia especializado em escravidão e abolição da escravatura da América Latina, Caribe e Estados Unidos.

Veja todas as fotos em álbuns relacionados.

Museu Afro Brasil
Endereço e telefone:
Av. Pedro Álvares Cabral Portão 10
Parque Ibirapuera CEP: 04094 050
São Paulo/SP – Brasil – Acesso pelo portão 03
Fone: 55 11 3320 8900
Horário de funcionamento: De terça-feira a domingo, das 10h às 17h, com permanência até às 18h.