INSTITUCIONAL
Atividades sobre o Dia Internacional da Mulher
Valorizando histórias e conquistas femininas
Por: Tatiana Maria de Paula Silva | 14 de março de 2025
No dia 7 de março, o Departamento de Língua Espanhola e Literatura preparou uma série de atividades especiais para celebrar e promover reflexões sobre a luta por igualdade de direitos. Desde os pequenos da Educação Infantil até os alunos do Ensino Médio, todos participaram de momentos de aprendizagem significativos que fortaleceram o entendimento sobre a importância da data e o valor da equidade em diversas esferas da sociedade.
Na Educação Infantil, as crianças exploraram a importância das mulheres em suas vidas e o significado da cor roxa, símbolo da luta por igualdade, justiça e paz. A atividade envolveu uma breve explicação em vídeo, seguida pela criação de pulseiras comemorativas, permitindo que os alunos expressassem seu entendimento e conexão com a data de forma criativa e simbólica.
No Ensino Fundamental I, as atividades incluíram o estudo de mulheres que deixaram um legado de contribuição significativa em áreas como ciência, arte e sociedade. Entre elas, destacaram-se Dandara dos Palmares, Tereza de Benguela, Carolina Maria de Jesus, Lélia Gonzalez, Alzira Rufino e Carla Akotirene entre outras. Ao final, os alunos produziram marcadores de páginas exclusivos, inspirados nas histórias dessas personalidades notáveis.
No 7º ano, os estudantes conheceram a biografia de Victoria Santa Cruz, poeta, coreógrafa, folclorista, modista e ativista afro-peruana, considerada uma figura chave para a cultura afro-peruana nos anos 1960 e 1970. Durante a atividade, os alunos aprofundaram-se no impacto que ela teve na sociedade e, como parte das celebrações, adornaram um mural com informações sobre sua vida e legado, incluindo fotos e cartazes. Além disso, foram incentivados a deixar mensagens de reconhecimento para mulheres importantes em suas vidas.
Os alunos do 8º ano participaram de uma atividade em que trabalharam com a imagem da atleta Ana Peleteiro. Os alunos realizaram uma análise da trajetória da atleta, seguida de um debate sobre um exercício proposto. Eles imaginaram estar trabalhando em um departamento de ajuda humanitária das Nações Unidas, recebendo um orçamento para apoiar um projeto social de um grupo de mulheres. O desafio era escolher um dos quatro grupos e justificar a escolha com base nas necessidades e no impacto do projeto.
Nas turmas do 3º ano D e E do Médio, trabalharam um texto sobre o “teto de vidro” e as barreiras que as mulheres enfrentam no mundo do trabalho. A atividade foi uma oportunidade de refletir sobre a busca pela igualdade nos espaços profissionais.
Outra atividade desenvolvida na semana seguinte no Curso de Cultura Espanhola aconteceu no 1º ano do Ensino Médio com o tema “As mulheres e o mundo: desigualdade de gênero nos mapas”, em que os alunos realizaram a leitura de indicadores geográficos e socioeconômicos e utilizaram os dados para analisar a desigualdade de gênero nas diferentes partes do mundo. Por fim, os estudantes também entregaram um mapa temático contendo suas conclusões acerca do tema e concluíram a atividade com um debate enriquecedor sobre os padrões identificados entre os países, a margem de desigualdade entre eles e a evolução da temática nas últimas décadas.
As atividades realizadas durante este período foram uma excelente oportunidade para os alunos refletirem sobre a relevância da igualdade de direitos e aprofundarem-se na compreensão da luta por equidade, um valor fundamental em todas as esferas da sociedade.

- Por: Ruan Santos
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