SALA DOS PROFESSORES

A paixão pelo ensino da Matemática

Por: Kátia Sato, Lucinda G. da C. Cavalheiro e Viviane dos Santos Moreira

Foto: Taya Spinelli

Quando aprendíamos Matemática nas séries iniciais, o ensino era muito diferente do que é hoje. A Matemática era vista como um “monstro” e muitos alunos fracassavam.

De verdade, nunca tivemos facilidade na Matemática. A cada ano, enfrentávamos uma batalha para melhorar nossos resultados e sermos aprovadas.

Ao longo dos anos de magistério, aprendemos a gostar de Matemática e vimos que nossos alunos não enxergam o tal “monstro” que nos perseguiu.

Hoje, o ensino da Matemática proporciona o compartilhar de saberes. A resolução de problemas é o principal percurso metodológico. Os alunos não apenas resolvem problemas mecanicamente, mas aprendem a resolvê-los com diferentes estratégias, compartilhando-as com os colegas, além de criarem situações-problema com base em uma determinada proposta.

A Matemática trabalha com diferentes unidades temáticas: Números, Álgebra, Geometria, Grandezas e Medidas, Probabilidade e Estatística.

A introdução da Álgebra, pela BNCC, ressalta a importância da identificação de regularidades e a produção de padrões.

A Geometria envolve investigação, exploração e representação de objetos do cotidiano, bem como de outros materiais. Além disso, desenvolve-se o senso espacial com atividades corporais, de localização no espaço, movimentação, organização e representação do espaço. A Geometria permite conhecer as manifestações artísticas: obras de arte, letras de música, entre outras manifestações de linguagem.

A unidade Grandezas e Medidas possibilita sua aplicação constante na vida cotidiana: tempo, capacidade, comprimento…

E ainda, de acordo com a BNCC, a incerteza e o tratamento de dados são os focos de atenção do campo Probabilidade e Estatística.

Todo esse leque de possibilidades e o amor pela Matemática nos permitiu o uso de diversas estratégias e projetos, entre eles a criação de um álbum de figurinhas contendo alguns dos conteúdos desenvolvidos. A ideia surgiu no ano passado e foi um sucesso. Neste ano, mais uma vez, os alunos foram organizados em grupos e cada grupo ficou responsável pela criação das figurinhas de uma das páginas do álbum (em média três figurinhas por aluno). Os conteúdos propostos foram: fração, medidas de tempo, capacidade e massa, perímetro e área, porcentagem, gráfico e tabela, números decimais, algarismos romanos e figuras geométricas.

Para o próximo ano, já estamos pensando em dar uma “nova cara” a esse projeto. Para aguçar a curiosidade de quem gostou da proposta, imagine poder trocar figurinhas matemáticas com os amigos e completar seu próprio álbum ao longo de 2020…

Como não gostar de Matemática? Impossível!

Confira os álbuns das turmas do 5º ano em 2019.