Circuito lúdico representa sistema cardiovascular
Alunos participam de gincana que simula o caminho do sangue pelas veias e artérias

Por: Tatiana Maria de Paula Silva | 13 de maio de 2016.

Dando continuidade aos estudos relacionados ao corpo humano, os alunos do Infantil II participaram de uma atividade interdisciplinar de Natureza e Sociedade e de Psicomotricidade.

Os professores propuseram apresentar o funcionamento do sistema cardiovascular por meio de uma atividade lúdica que envolveu um circuito com vários equipamentos das atividades das aulas de Psicomotricidade.

As crianças vivenciaram corporalmente a travessia do sangue pelo corpo humano, o que propiciou bons momentos de atividades físicas, conhecimento e muita diversão.


Fotos: Renata Rezende G. Labonia

“Na brincadeira, as crianças eram o sangue e, por isso, tiveram que percorrer um longo caminho para transportar alimentos e oxigênio por todo o corpo. O ponto de partida e de chegada desse grande circuito foi o coração, que funciona como uma bomba que envia o sangue para todos os órgãos do corpo humano. Nessa estrada estavam representadas as artérias, responsáveis por levar o sangue do coração para o resto do corpo, e as veias, que o direcionam novamente para o coração”, explica a orientadora da Educação Infantil, Denise Milan Tonello.

Ainda, segundo a orientadora, a experiência foi muito bem recebida pelas crianças e atingiu o objetivo de propiciar um aprendizado significativo, pois o brincar nessa faixa etária auxilia nos desenvolvimentos intelectual e emocional, além de reforçar valores baseados na cooperação e colaboração em grupo.