Festa Junina 2015
Arraial do Cervantes resgata as brincadeiras populares, enaltece o ano internacional da Luz e dos Solos e traz para a roda Dom Quixotes, Dulcineias e Sanchos
Por: Tatiana Maria de Paula Silva | 15 de junho de 2015.
No sábado, 13 de junho, a festa começou com as apresentações das quadrilhas, no ginásio poliesportivo, ensaiadas e coreografadas pelos professores de Música e Educação Física de cada ciclo.
A Educação Infantil caiu na dança ao ritmo das tradicionais músicas juninas de diversas partes do país, animada pela professora de música Cássia Bernardino e pelo professor de psicomotricidade Felipe Máximo de Carvalho. “No decorrer do mês de maio, nos dedicamos a pesquisar as origens das Festas Juninas seus elementos típicos, como comidas, fogueiras, danças, vestimentas e estilos musicais”, comenta Cássia.
Os alunos dos 2ºs e 3ºs anos do Ensino Fundamental apresentaram danças baseadas em canções da tribo guarani. Segundo a professora de música Roseli Lepique, os movimentos das danças foram criados pelos alunos e alunas e estão baseados nos jogos que fizeram nas aulas de música (africanos e indígenas) e nas aulas de Educação Física, exaltando o ato de brincar como parte do desenvolvimento humano em qualquer cultura. A coreografia foi finalizada nas aulas de Educação Física pela professora Luciana Rocco.
Ao som da Ciranda da Rosa Vermelha e da Música do Nosso Amor, os alunos do 4º ano EF apresentaram uma alegre e apaixonante quadrilha, animados pelos professores Ana Valéria Turbiani e Daniel Moura Mendes. A coreografia da professora Elisabete Martins Silva representou os corações juninos apaixonados. Logo em seguida, as meninas do curso extra de patinação mostraram o que é dançar quadrilha sobre rodas.
A divertida performance do 5º ano, Sonho Impossível… Quixotes, Dulcineas e Sanchos, começou com o desejo de um jovem em conhecer os personagens da obra prima de Cervantes. Ao comando do professor Ivo Bonfliglioli, os alunos, caracterizados como os personagens da história, com direito a moinhos e dragões, brincaram ao som de uma multicultural trilha com referências a Quixote e às tradicionais músicas juninas, encerrando as apresentações no ginásio.
Enquanto isso, no palco da festa, o público pôde apreciar as apresentações do Grupo Sueños de dança espanhola. Os alunos do CCA São Mateus e do grupo de musicalização do Projeto Cervantes Solidário representaram histórias do folclore popular brasileiro, como o Bumba meu Boi e a Disputa dos Bois Garantido e Caprichoso. Logo após tais apresentações, as meninas do coral infantil do Colégio Miguel de Cervantes soltaram a voz, interpretando as canções Baião de Ninar, Borboletas e outras.
O setor gastronômico da festa junina do Colégio Miguel de Cervantes representou bem a multiculturalidade, que remonta as origens das festas, apresentando grande variedade de comidas típicas juninas, espanholas e de outras regiões.
O campo de futebol do Colégio foi transformado em um circuito de brincadeiras, organizadas pelo grupo de monitores do Rep Lago, inclusive com a novidade Buble Ball, que garantiu a diversão ao lado das barraquinhas instaladas nas marquises, com pescaria, boca do palhaço, canaleta e touro mecânico. Os tradicionais Correio Elegante e Prisão ficaram por conta da comissão de formatura do 9º ano.
Durante a festa, os admiradores de jogos eletrônicos puderam participar dos campeonatos das estações de jogos, montadas em frente ao Teatro, pela comissão de formatura do 3º ano do Ensino Médio.
O Festival de Música Caipira e Regional reuniu mais de 20 participantes e apresentou os jovens talentos do Colégio, que cantaram e tocaram acompanhados por professores do Departamento de Música.
À noite, o grupo Forró Charanga animou o palco da festa e embalou as quadrilhas dos alunos e ex-alunos do Ensino Médio.
No encerramento, foram sorteados prêmios aos participantes da festa.
Fotos: Rafael Vieira e Silvio Luiz Canella
Confira o resultado dos ganhadores do Festival de Música Caipira e regional:
Categoria Mirim Dupla ou trio
Bebel e Cacau
Oração (A banda mais bonita da cidade)
Categoria Mirim Conjunto
If We Are Friends, Give 5: Beatriz Gonzalez, Alyne Peixoto, Chiara Marcela, Isabella de Pablo, Daniela Antón e Maria Clara Andrade
Late mi Corazón (Danna Paola)
Categoria Mirim Individual
Pedro Benassi
Pula a fogueira (popular)
Categoria Infantil Conjunto
Quarteto Fantástico: Mora Auciello, Catharina Cuellar, Roberta Regenga e Laura Trancoso
Asa Branca (Luiz Gonzaga)
Categoria Infantil Dupla ou trio
Leonardo Queiroz e Pedro Henrique Moraes
LMQ – Long Journey (Leonardo Queiroz)
Categoria Infantil Individual
Patrícia G. Soares
Bailando (Enrique Iglesias)
Categoria Juvenil
Ana Carolina Cavallini, Diego Itaboraí, Paola Grandinetti e Maria Luísa Lodovico
Pais e filhos (Legião Urbana)
Parte da renda proveniente da venda de ingressos da Festa Junina do Colégio Miguel de Cervantes será destinada às comunidades atendidas pelo projeto social Cervantes Solidário.
Resultado dos ganhadores do sorteio
Bicicleta Caloi – Nº 0439 (Patrizia)
Patins – nº 1254 (Fabiano)
Patins – nº 0037 (Valentina)
Diária Brotas – nº 2207 (Bruno)
Veja todas as fotos em álbuns relacionados.