SALA DOS PROFESSORES


Brasil em Movimento: Expressão e Tradição na Festa Junina Cervantina 

Por: Ana Premero, Joan Barros e Luciana Calegari

A Festa Junina do Colégio Miguel de Cervantes de 2024 celebrou com entusiasmo a temática “Vamos reconhecer e valorizar as raízes culturais brasileiras”. A música brasileira, uma rica fusão de influências africanas, indígenas e europeias, destaca-se no cenário global por sua singularidade. 

Reconhecemos que a riqueza da nossa cultura reside em sua diversidade e capacidade de assimilação e transformação. Neste ano, celebramos essa multiplicidade por meio dos ritmos brasileiros nas danças apresentadas pelos alunos da Educação Infantil e do Ensino Fundamental I, promovendo um ciclo junino repleto de manifestações folclóricas do nosso patrimônio cultural. 

As festas juninas proporcionam uma oportunidade de aprendizado lúdico, permitindo que os alunos vivenciem aspectos históricos, sociais e culturais do Brasil. Por meio das danças e músicas tradicionais, eles entram em contato com a diversidade cultural do país, compreendendo a riqueza e pluralidade das manifestações artísticas de diferentes regiões. 

É importante ressaltar que as festas juninas promovem a interação entre os alunos, suas famílias e a comunidade escolar, proporcionando momentos de convívio e socialização, fortalecendo laços afetivos e promovendo a união entre os participantes. Honramos a oportunidade de estarmos em um colégio de cultura espanhola, nutrindo e divulgando para nossas crianças, famílias e toda a comunidade educativa o rico repertório dos ritmos brasileiros. 

Nós, professores, estamos engajados na pesquisa de repertório adequado para as crianças e vamos a fundo na investigação desse conhecimento e da variedade rítmica da nossa brasilidade. No sábado ensolarado de 15 de junho, nas músicas e danças apresentadas, vivenciamos ritmos que narram histórias e ancestralidades  por meio da linguagem musical. Manifestações como o Boi-Bumbá, a Balainha, a Congada Mineira, a Chula, a Catira, Baião e Arrasta-pé exibiram suas próprias identidades e tradições, moldando nossas emoções e lembranças. Além desses ritmos, fizeram parte da festa os Caboclinhos e o Maracatu, que integram um conjunto de formas de expressão do estado de Pernambuco e estão registrados como Patrimônio Cultural Brasileiro. 

O colorido dos adereços, a linguagem da dança e a expressividade dos movimentos são formas potentes de aprendizado e compreensão da história, capazes de trazer o passado para o presente e contextualizar nossa trajetória. História e música sempre caminharam de mãos dadas, sendo a música um agente fundamental para a preservação da cultura nacional. É crucial que o educador musical tenha em mente seu papel de levar essa informação adiante, não apenas coreografando músicas, mas também compartilhando esse conhecimento. Por meio dessa apropriação, os educandos serão os protagonistas, disseminando esses saberes.  

A música é uma linguagem que transcende todas as barreiras linguísticas e geográficas, conta histórias, comunica emoções, transmite mensagens, une, congrega e facilita a conexão entre as pessoas. Émile Jaques-Dalcroze – educador musical austríaco – afirma que “não ouvimos música só com nossos ouvidos; ela ressoa no corpo inteiro, no cérebro e no coração”. Entre as crianças, essa conexão se potencializa, pois elas absorvem rapidamente os processos musicais, traduzindo os estímulos de forma natural em expressão gestual e movimentos espontâneos e genuínos, fortalecendo, dessa forma, o conceito de respeito ao próximo. 

Ao valorizar a cultura brasileira, estimulamos nossos alunos a conhecer e se identificar com suas tradições e raízes, contribuindo para a construção de uma identidade nacional mais sólida e fortalecendo o senso de pertencimento. A ampliação e produção de conhecimentos musicais possibilita vivenciar a música inter-relacionada à diversidade, desenvolvendo saberes musicais fundamentais para sua inserção e participação crítica e ativa na sociedade (BNCC).