A la mesa con Don Quijote
Para a celebração do IV Centenário da Morte de Miguel de Cervantes, literatura e gastronomia se fundiram em um projeto de dar água na boca
Por: Tatiana Maria de Paula Silva | 29 de abril de 2016.
Os alunos do 9º ano, sob a orientação da professora Rocío de Simón Eiras, do Departamento de Cultura Espanhola, abordaram a cozinha cervantina em um trabalho de pesquisa que reuniu pratos mencionados por Cervantes em Dom Quixote de La Mancha, suas origens e ingredientes.
O trabalho resultou na elaboração de um cardápio especial que foi executado e apresentado com primor pela equipe da GRSA e servido no almoço especial dos atos comemorativos do IV Centenário da morte de Cervantes, no dia 27 de abril, após a inauguração da exposição coletiva sobre vida e obra de Cervantes.
Segundo as nutricionistas e a equipe da GRSA, a orientação da professora Rocío, assim como a pesquisa minuciosa dos alunos, fez toda a diferença no preparo dos pratos típicos.
Fotos: Silvio Luiz Canella
O cardápio cervantino incluiu Olla Podrida, um prato básico da cozinha espanhola que combina carnes e legumes e foi elevado à condição de mito pelos grandes escritores do Século de Ouro, a saber, Cervantes, Lope de Vega, Quevedo e Calderón de la Barca, e Duelos y Quebrantos, prato à base de ovos com presunto e toucinho, de origem discutida, mas que poderia ser considerado uma prova de fé para os judeus conversos que viviam na Espanha, assim como era o próprio Cervantes, segundo alguns autores. Por último, foi servido Manjar Blanco, sobremesa comum no Brasil, mas que remonta suas origens à Idade Média, na França, e era típico na região da Catalunha.
Estiveram presentes ao evento os cônsules da Espanha, Ilmo. Sr. Ricardo Martínez Vázquez, do Perú, Ilmo. Sr. Arturo Jarama, representantes do consulado do Paraguai e a Chefe da Seção de Emprego e Seguridade Social em São Paulo da Embaixada da Espanha no Brasil. Também compareceram a prestigiada cervantista Profa. Dra. Maria Augusta Vieira e os artistas da exposição coletiva: Canato, José Figuerola, Jesus Varela, Luiz Gagliastri, Lídia Costa, Mario Mastrotti e Pablo Rejas.