Pequenas ações e cuidados com o planeta são temas de aula de Inglês
Atividades artísticas, jogos e brincadeiras valorizam ações sustentáveis e dão significado ao ensino de idiomas

Por: Tatiana Maria de Paula Silva | 9 de setembro de 2014.

Em continuidade aos trabalhos relacionados à sustentabilidade, as professoras de Inglês do 1º ano do Ensino Fundamental desenvolveram um projeto a partir da leitura do livro adquirido na Feira do Livro: The EARTH BooK*.

O livro; cuja temática trata de pequenas ações sustentáveis do cotidiano, que fazem a diferença para o planeta; foi explorado em diversas atividades desenvolvidas para o ensino do idioma e reforçando conteúdos de consciência ecológica e sustentabilidade, princípios cultivados pelo Colégio Miguel de Cervantes em seus alunos.

Dentre as atividades desenvolvidas de forma lúdica e interativa, os alunos do 1º ano EF confeccionaram um kit verde que consiste de uma sacola retornável, um ímã de geladeira, um marcador de livro e um pôster.

Durante as aulas, atividades relacionadas ao tema do livro; como desenho, pintura em tecido e manipulação de biscuit; viraram obras de arte nas mãos dos pequenos e se transformaram em uma colorida exposição.

Para Marinês Marques e Lilia Sabença, professoras de Inglês da Educação Infantil e do 1º ano do Ensino Fundamental, desenvolver com os alunos trabalhos manuais auxilia na contextualização dos vocabulários trabalhados nas aulas.
“Acreditamos que o ensino do idioma não está apenas ligado ao ensino da língua por si só (estrutura e vocabulário), usamos todos esses projetos para que os alunos possam desenvolver, através do uso natural do inglês, o incentivo à leitura e o prazer em aprender coisas novas. Essas atividades também contribuem para a coordenação motora dos alunos. É um trabalho lúdico, no qual as crianças aprendem, contextualizam, produzem e trabalham duro com motivação e acima de tudo, com significado para eles,” explicam Marinês e Lilia.


Fotos: Tatiana Maria de Paula Silva

Confira todas as fotos em álbuns relacionados.
*