Formatura do Ensino Fundamental
Na quarta-feira, dia 16 de dezembro, o Colégio Miguel de Cervantes promoveu a cerimônia de formatura dos alunos do 9º ano do Ensino Fundamental

Por: Tatiana Maria de Paula Silva |17 dezembro de 2015.

Na abertura da cerimônia, o professor Antonio Abello Rovai agradeceu a presença de todos os familiares, alunos e professores e apresentou a mesa solene, composta pelo diretor-gerente, Jaime Pedrol, pela diretora pedagógica, Amélia do Rosário Morais Farré Salazar, e pela orientadora pedagógica do Ensino Fundamental do 4º ciclo, Valéria Ribeiro da Silva Graziano.

O diretor iniciou a solenidade parabenizando os formandos pelo término dessa etapa de escolarização e dando boas-vindas aos alunos em seu ingresso no Ensino Médio, enfatizando o orgulho de toda a equipe em vê-los em mais essa conquista.
Os oradores da formatura, Murilo Enrique Dorión Nieto, Camila Ribeiro Labate, Pedro de Melo Pimenta Moreira e Isabella Maria Baxter, agradeceram, em nome do grupo de alunos do 9º ano, aos pais, professores e funcionários do Colégio. Os oradores relataram os momentos marcantes de companheirismo, amizade e superação de desafios. Também falaram da experiência da viagem à Espanha, que deixará em todos fortes recordações.

Em seguida, a professora paraninfa, Cláudia Bruno Galván, fez um discurso enaltecendo a importância da memória para o crescimento e o aprendizado, buscando nos bons exemplos das pessoas que nos cercam uma forma de moldarmos nosso caráter. “Muitas vezes não somos conscientes das recordações que deixamos ou que nos deixam as pessoas com quem convivemos, mas essas impressões, e o que aprendemos com elas, permanecem para sempre em nosso coração e, mesmo muito tempo depois, aparecem como uma agradável recordação. Isto é o que devemos perseguir: construir nossa história e fazer parte da história do outro, preferencialmente de forma positiva”.


Fotos: Rafael Vieira Produções

Em seguida, o professor paraninfo, Pedro Paulo Moreira Sales, discursou sobre o papel de professores e familiares na transmissão do conhecimento e a importância de se aprender também a ver as novas gerações como uma porta para a evolução da humanidade, preservando a memória e incorporando o que a vida contemporânea traz de bom. “É na diferença que crescemos e somamos, é no contato com aquilo que nos parece estranho que aprendemos o que não conhecemos”, concluiu Pedro.
Na sequência, os alunos homenagearam os professores paraninfos e os professores tutores com a entrega de flores.

Os alunos Felipe Junqueira e Murilo Dorión fizeram a leitura do prefácio, de autoria deles, do livro Impressões de Viagem, que traz um compilado de relatos produzidos pelos alunos e organizado pelas professoras de Língua Portuguesa, Língua Espanhola e Língua Inglesa. Cada aluno recebeu um exemplar como recordação.

Após as homenagens, iniciou-se o ato de entrega dos diplomas e do livro Impressões de Viagem aos formandos, seguido da entrega da menção honrosa aos alunos Beatriz Camargo Martins, Camila Ribeiro Labate, Henrique Neves Dualibi, Isabella Maria Baxter, Luana Maria de Sousa Benedito, Matheus Marques Carvalho e Yolanda Aquino de Souza pelo destaque no desempenho acadêmico e pela atitude positiva com seus colegas e professores demonstrada ao longo de sua vida escolar.

O diretor Jaime Pedrol encerrou a solenidade agradecendo novamente a confiança dos pais no Colégio e o empenho dos alunos. Ao final, alunos, pais, mães e professores confraternizaram em um coquetel de encerramento.

Formatura Ensino Médio
Em 17 de dezembro, pais, familiares e amigos se reuniram para a cerimônia de formatura dos alunos do 3º ano do Ensino Médio

Por: Tatiana Maria de Paula Silva | 18 de dezembro de 2015.

O professor Antonio Abello Rovai iniciou a cerimônia agradecendo a presença de todos os familiares, alunos e professores. A mesa solene foi composta pelo diretor-gerente, Jaime Pedrol, pela diretora de ensino, Amélia do Rosário Morais Farré Salazar, pelo chefe de estudos, Juan Rivero Corredera, e pela orientadora pedagógica do Ensino Médio, Kátia Regina Pupo.

O diretor-gerente fez a abertura oficial do evento parabenizando os alunos por mais essa conquista e desejando a todos um futuro promissor. “Quero deixar a todos uma última lição: nada está escrito, o futuro se constrói e se conquista. A partir de agora, vocês saem do Colégio e começam a decidir como será o futuro de vocês. Só compete a vocês o que virá daqui para frente. Quero dizer que foi uma honra e um prazer ter sido professor de vocês e estar aqui neste momento me despedindo.”
As oradoras da turma, Caroline Marie Erler Von Erlea Chamouton e Juliana Divani do Val, fizeram um emocionante discurso de agradecimento e despedida salientando a importância dos anos vividos no Colégio em sua formação cidadã.

“Foram anos de muitas emoções e barreiras superadas. Tudo o que vivemos aqui nos ajudou a construir a pessoa que somos hoje”, afirmou Caroline. “O que faz essa escola ser tão especial não é a quantidade de alunos que passam no vestibular nem a qualidade do ensino. O que torna o Miguel tão especial e tão difícil de deixar para trás são as pessoas que convivem aqui. Pais, funcionários e professores formam uma comunidade, uma família na qual todos se entendem e se respeitam. Essa união é a maior fonte de aprendizado que o Colégio proporciona, pois temos a possibilidade de aprendermos uns com os outros”, conclui Juliana.

Salientando o momento feliz e nostálgico, as oradoras apresentaram um vídeo, produzido pelos alunos, da retrospectiva dos últimos dias de convívio e amizade.



Fotos: Rafael Vieira Produções 

Em seguida, a professora paraninfa, Samira Diniz de Souza, muito emocionada, falou sobre a alegria e honra de ter sido eleita paraninfa. Samira salientou os vínculos de carinho, respeito e confiança que estabeleceu com os alunos ao longo dos anos e a importância do amor em todos os aspectos da v