Formação para professores com Valdenice Minatel
A professora e coordenadora do departamento de tecnologia educacional do Colégio Dante Alighieri orientou a roda de conversa “Verdades e mitos sobre o uso da tecnologia na educação”

Por: Tatiana Maria de Paula Silva | 12 de agosto de 2015.

Inaugurando os encontros de formação do segundo semestre promovidos pela equipe de tecnologia educacional do Colégio Miguel de Cervantes, a professora convidada falou sobre desafios da educação, uso da tecnologia integrada à educação, inovação e ensino híbrido.

Valdenice reforçou a necessidade de pensar a pedagogia por meio de outros paradigmas e acreditar na tecnologia como linguagem, e não mais como ferramenta. “A linguagem muda a forma como você vê o mundo, e esse também é um pouco o papel da tecnologia: reinventar, com base em novas perspectivas, para oferecermos uma formação integral aos nossos alunos, no ideal de fazer desse mundo um lugar melhor e mais justo. ”

Durante a palestra, a coordenadora falou sobre a estrutura física e humana do Colégio Dante e na necessidade de se pensar a tecnologia a serviço do pedagógico. Ela acredita que pensar em formação integral do aluno engloba várias frentes, dentre elas, proporcionar diversos espaços para o desenvolvimento de talentos e, ao mesmo tempo, dar conta dos conteúdos necessários para o vestibular e o ENEM. O aporte da tecnologia nessas frentes facilita, estimula e faz parte da demanda contemporânea.


Fotos: Silvio Luiz Canella

A coordenadora afirma que o papel do professor é o de inspirar os alunos e tornar a sala de aula um espaço prazeroso. O professor deve ser o mentor e o guia para o conhecimento e para o uso da tecnologia. “Quanto mais tecnologia tem a escola mais humana ela terá que ser”, comenta.

Dentre as experiências que ela considera como divisores de águas em sua carreira no Dante, Valdenice destaca o momento em que trouxe os alunos para ajudar a fazer a gestão da tecnologia. “A lógica pela qual eles encaram as situações é absolutamente maravilhosa; possuem solução para tudo e, em particular, para os assuntos relacionados à tecnologia. Sempre que tenho que apresentar algum aplicativo, eles são meus consultores”.

Sobre o ensino híbrido, Valdenice destacou a tecnologia como algo que torna possível personalizar o ensino e aprendizagem em sala de aula, favorecendo o trabalho de conteúdos distintos, que se integram, com alunos em diferentes momentos nesses conteúdos.

Para ela, o caminho a ser percorrido para vencer os múltiplos desafios educacionais (preparar os alunos para a sociedade global por meio de conhecimentos em geografia, idiomas e culturas diferentes, que possibilitam uma visão abrangente de mundo) é ter coragem para acompanhar as demandas da contemporaneidade e repensar as próprias práticas educacionais.

Após a apresentação, a professora mediou uma roda de conversa discutindo, com a participação de todos, sobre as principais dúvidas, dificuldades e aflições em relação ao uso da tecnologia na educação.

Valdenice Minatel é graduada em Pedagogia pela Universidade Estadual de Campinas (1989) e mestra em Educação (na linha de pesquisa Novas Tecnologias) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2005). Atualmente, é professora e coordenadora do Departamento de Tecnologia Educacional do Colégio Dante Alighieri (SP) e desenvolve projetos nas áreas de ensino e aprendizagem mediada pelas NTICs, formação continuada de professores em ambientes digitais e inclusão digital. É também professora do curso de pós-graduação em Informática Aplicada à Educação na Universidade Presbiteriana Mackenzie. Tem 20 anos de experiência na área de Educação, atuando principalmente com os seguintes temas: Novas Tecnologias da Informação e Comunicação, EaD, Robótica, Interdisciplinaridade, Inclusão Digital e Mediação Pedagógica.