Alunos do 3º ano do Ensino Fundamental recebem Orlando Villas-Bôas Filho
O professor doutor Orlando Villas-Bôas Fillho*, pai do aluno Orlando Villas-Bôas Neto, do 3º ano B, veio ao Colégio para conversar com os alunos do 3º ano sobre a cultura indígena
Por: Tatiana Maria de Paula Silva | 14 de novembro de 2014.
No encontro, pai e filho organizaram e selecionaram um material para compartilhar com os alunos informações sobre a organização social, costumes e contribuição dos povos indígenas para a formação da cultura brasileira, “os índios fazem parte da formação de nossa identidade como brasileiros, nossa cultura é formada por contribuições que vieram dos índios dos negros e dos europeus”, explica Orlando Filho.
Na palestra, Orlando Filho explicou aos alunos que restam, no Brasil, pouco mais de 1 milhão de índios divididos em 305 etnias, e embora sejam poucos, representam uma diversidade cultural muito rica com 274 línguas diferentes. Também falou sobre a preservação e respeito à natureza, princípios importantes que, segundo ele, todos devemos aprender com os índios.
Orlando Neto e seu pai apresentaram aos alunos objetos de fabricação e artesanato, como arco e flecha, balaios, cestas e objetos de madeira; e uma seleção de fotos que ilustraram a palestra, inclusive a do marco do centro geográfico do Brasil que foi colocado após ser descoberto em 1958, pelo sertanista brasileiro Orlando Villas-Bôas. Durante a palestra, eles puderam contar aos alunos muito do que aprenderam com o pai e o avô sobre a convivência com os povos indígenas.
Fotos:Silvio Luiz Canella e Tatiana Maria de Paula Silva
(*) Orlando Villas-Bôas Fillho tem graduação em História pela Universidade de São Paulo (1995), Licenciatura Plena em História pela Universidade de São Paulo (1996), graduação em Direito pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1995), graduação em Filosofia pela Universidade de São Paulo (2004), mestrado em Direito pela Universidade de São Paulo (2002) e doutorado em Direito, na área de concentração Filosofia e Teoria Geral do Direito pela Universidade de São Paulo (2006). Pós-Doutorado na Université de Paris X – Nanterre, França (2009). Pós-doutorado na École Normale Supérieure de Paris (2012-2013). Recebeu o Prêmio Capes de Teses em 2007 (concedido à melhor tese defendida em 2006 na área do Direito). Foi pesquisador pleno do Centro Brasileiro de Análise e Planejamento (CEBRAP), entre os anos de 2000 e 2006. Atualmente, é Professor Doutor da Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo (FD/USP), Professor da Sociedade Brasileira de Direito Público (SBDP) e Professor Associado da Faculdade de Direito da Universidade Presbiteriana Mackenzie. Foi professor da Faculdade de Direito da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul – UFMS. Tem experiência na área jurídica, tanto na advocacia quanto na docência, com ênfase em filosofia do direito, história do direito e antropologia jurídica e sociologia do direito, atuando, principalmente, com os seguintes temas e autores: teoria dos sistemas, modernidade, pluralismo jurídico, Niklas Luhmann, Jürgen Habermas e Michel Foucault.
Fonte: http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?metodo=apresentar&id=K4799502E4