Sábado de Arte e Música
Em 14 de novembro, as marquises e o teatro do Colégio Miguel de Cervantes celebram a beleza da expressão humana e o Ano Internacional da Luz

Por: Tatiana Maria de Paula Silva | 16 de novembro de 2015

Panorama da arte em sua diversidade de técnicas e suportes

No sábado de 14 de novembro, alunos e alunas expuseram os trabalhos desenvolvidos ao longo do ano na disciplina de Arte.
O 2º ano do ensino fundamental apresentou a evolução das cores por meio do contraste entre a pintura rupestre, o desenho modernista e a arte conceitual abstrata. No 2º cluster, a primavera foi representada com a exposição Flores nas pinturas sobre telas.

Trabalhando a figura humana e sua inserção nas paisagens, o 3º ano do ensino fundamental representou as brincadeiras infantis inspirando-se nas obras de Ivan Cruz, nos retratos expressionistas, nas paisagens de Lasar Segall e nas constelações de Miró, que, segundo o professor William Rosa, orientador dos trabalhos do 2º e 3º anos, afirmava que tinha como ideal de artista conseguir pintar com a inocência de uma criança, mas com a sabedoria de um adulto.

Sob orientação das professoras Roberta Zamboni e Renara Toscani, a arte e a geometria fizeram a vez na exposição Círculos, dos alunos do 4º e 5º anos, inspirada nas obras de Beatriz Milhazes. Os trabalhos fizeram jus à famosa frase de Pitágoras ao dizer que "o círculo é a figura mais perfeita”, ligando assim a ideia de círculo à de perfeição.

Ainda sob a influência das formas, o 5º ano representou o neoplasticismo de Mondrian. Além disso, em homenagem ao grande artista Van Gogh, produziu réplicas das obras do artista em lápis sobre papel.

Em todo o circuito artístico, o artista Aldemir Martins foi homenageado por meio da mostra de obras inspiradas em suas criações: Gatos (2º ano EF), Animais (4º ano EF) e Paisagens (4º e 5º EF).

Representando a constante busca por perfeição, beleza, simetria e proporção, os alunos do 6º ano, sob a orientação da professora Renara Toscani, apresentaram as exposições Corpo e Face Humana e Simetria e Assimetria valendo-se do estudo das obras, análise da figura humana, desenho de proporção do rosto e do corpo humano e releituras da Monalisa.

A professora Renara convidou os alunos do 7º ano a criarem um circuito artístico em diversos movimentos e técnicas, tais como: pop art, malhas geométricas de cores, luz e sombra, estudo de texturas, abstracionismo e diário de artista, o qual teve uma coletânea dos trabalhos dos alunos baseados nas obras Delacroix, Van Gogh, Frida Kahlo e Klee.

No Hall do Teatro, os alunos do 3º ano do Ensino Fundamental montaram a exposição Unesco, Luz e Sombra: Paradigmas do Olhar, que contou com livros pop-ups confeccionados pelos alunos, instalação de figuras geométricas, fotografias com registros de movimentos através da técnica de Light Painting* do fotógrafo Bruno Carvalho, professor do curso extra de fotografia, e com a exposição sobre luz e sombra do premiado fotógrafo Ordir Calder. Presente durante o evento, o fotógrafo foi homenageado na apresentação musical dos alunos do 2º e 3º anos.

Ainda no circuito de arte e também relacionado ao tema da Unesco deste ano, os alunos do 8º ano do professor Fábio Nogueira de Matos Martins trouxeram para a mostra a exposição Foto em Estúdio: Caracterização de Personagens por meio de fotografias digitais com ênfase na pesquisa da iluminação. Além disso, sob uma perspectiva contemporânea, fizeram um imenso tapete de obras de op-art.**

Também sob orientação do professor Fábio, os alunos do 9º ano apresentaram, em móbiles espalhados pelo corredor da marquise, designs de padrões em caneta permanente sob cristal laminado. Ademais, confeccionaram caixas artísticas com representações da arte na Espanha.

Os alunos do 1º ano do Ensino Médio, baseados em estudos de simbologia astrológica, construíram esculturas em concreto celular dispostas em tecido negro, favorecendo a observação em muitas perspectivas do objeto tridimensional.

Para encerrar o circuito, as obras do curso extra de artes em desenhos e cerâmica demonstrou a universalidade das artes em uma explosão de cores e suportes.

*Light Painting é uma técnica fotográfica onde a longa exposição registra o movimento de uma origem luminosa, permitindo assim a composição espacial de desenhos com os pincéis de luz. http://www.lightpainting.com.br/Light-Painting
** Op-art, também conhecida como arte ódeptica, é um estilo artístico visual que utiliza ilusões óticas. Este movimento artístico teve inicio na década de 1930 com as obras do designer gráfico e artista húngaro Victor Vasarely. http://www.suapesquisa.com/artesliteratura/op-art.htm


Fotos: Rafael Vieira

Sábado de música
Luz, respeito à diversidade e homenagem a Cervantes

As apresentações musicais do Teatro, mais uma vez, encantaram a comunidade Cervantina, que prestigiou o evento
A professora Ana Maria Premero abriu o evento informando que as apresentações foram resultado dos projetos realizados nas diversas áreas de conhecimento e tiveram como eixo central o tema proposto pela Unesco para 2015: a luz. “Enfocamos a importância do olhar e sua relatividade na atribuição de significados como base na construção do respeito às diferenças, objetivando a construção da paz, tolerância, convivência pacífica e regulação dos interesses próprios com os interesses do grupo para o bem comum”.

Ana Maria agradeceu a presença na plateia do premiado fotógrafo Ordir Calder, ganhador de vários prêmios internacionais, afirmando que “é motivo de muito orgulho para nós contarmos com a sua presença. Sua obra provoca uma mudança de paradigma no olhar, e esse é precisamente o tema do nosso projeto Sombra e Luz: Paradigma do Olhar, desenvolvido conforme o tema da Unesco para 2