Dança, luz e movimento
Inspiradas no tema da Unesco em 2015, alunas pesquisam e apresentam movimentos relacionados à luz

Por: Tatiana Maria de Paula Silva | 11 de fevereiro de 2016.

Por iniciativa da ex-aluna Cibele Ruiz, então no 3º ano em 2015, as alunas Thabata Machado, Carolina Correa e Stela Iagama, do Ensino Médio, entraram em contato com a bailarina e professora do Colégio, Elisabete Martins da Silva, e iniciaram um grupo de dança.

Expressar uma ideia por intermédio da dança é uma das diversas maneiras de contar uma história com sutileza e graça. “Pedi às alunas que pensassem em uma performance estabelecendo relação com um tema da atualidade. Além de fazer sentido para elas, o tema deveria ter alguma relação com seu aprendizado. A pesquisa levou-as ao tema da Unesco: Ano Internacional da Luz e Solo”, explica Elisabete.

A partir de estudos sobre técnicas de movimento baseadas nas obras do bailarino Rudolf Laban, um dos precursores da dança moderna, o grupo desenvolveu uma coreografia inspirada na fluência da luz em uma perspectiva que relacionava o seu percurso aos movimentos, de maneira circular e contínua.


Fotos: Silvio Canella

A apresentação Luz e Movimento brilhou no dia 28 de novembro, na XI Mostra de Dança e Expressão do Colégio Miguel de Cervantes, cujo tema era Luz: a energia sustentável que fornece soluções. Com um figurino apropriado para retratar o conceito e ao som de Cristalize da cantora Lindsey Stirling, a interpretação promoveu a fluidez de movimentos e expressou o tema de forma delicada e singular.

Para professora e alunas, o trabalho desenvolvido corroborou a proposta do ensino da dança desenvolvida no Colégio Miguel de Cervantes, que prioriza a representação significativa de um conceito para quem executa e aprecia essa arte.