Arte e identidade no Infantil II
Alunos criam autorretrato com sobras de materiais

Por: Tatiana Maria de Paula Silva | 22 de março de 2016.

Cabelos feitos com espiral de caderno, linhas, tampinhas, sementes, cascas de árvores e outros materiais viram matéria-prima para a criação. As mãozinhas dos alunos do Infantil II são tão ágeis quanto a criatividade deles para manusear e transformar objetos em arte.

Inspirados pelas obras do artista plástico Vik Muniz, eles criaram e fotografaram obras relacionadas aos estudos da disciplina Identidade e Autonomia e Arte com o desafio de elaborar um autorretrato com restos de materiais.

Para introduzir a proposta, as professoras apresentaram fotos dos trabalhos do artista. Ele produz suas obras com materiais não convencionais, como chocolate, macarrão, lixo, refeições, geleias e sucatas, e depois fotografa e amplia para a posterior exposição. Na apresentação, os alunos são estimulados a debater as motivações do artista sobre a escolha dos materiais utilizados e, em suas inferências, discutem sobre a produção e o descarte de resíduos.


Nessa atividade, os alunos vivenciam a experiência do artista ao trabalhar com os restos de materiais das atividades de arte, desenvolvendo, dessa forma, várias habilidades, entre elas: a motora, a criativa, a cognitiva e a lógica. O trabalho em grupo e a resolução de problemas também são encorajados à medida em que as obras começam a tomar forma.


Fotos: Tatiana Maria de Paula Silva

Segundo a professora Cláudia Funcia Azeredo Silva Nunes, do Infantil II A, os alunos estão sensibilizados com as descobertas sobre a anatomia humana. “Eles estão estudando o esqueleto e alguns sistemas, como o respiratório, o digestivo etc. Essa descoberta visual sobre o próprio corpo e sobre seu interior instiga a curiosidade e o brincar de representar artisticamente, seja com um desenho, seja com uma intervenção, como na atividade proposta com sucatas. Isso faz com que eles se apropriem das novas informações de forma mais particular e especial. Conhecer novas experiências artísticas também contribui para aumentar o repertório cultural deles”.

O resultado foram obras coloridas e divertidas, que transparecem a eficiência da proposta em provocar nos alunos novas formas de expressão.

Veja todas as fotos em álbuns relacionados.