O Colégio Miguel de Cervantes reverencia, no Dia Mundial do Livro, uma das obras mais representativas da literatura espanhola
Atividades homenageiam livros e autores, sobretudo a obra que atravessa séculos atraindo leitores de todas as idades 

Por: Tatiana Maria de Paula Silva | 28 de abril de 2014.

Para comemorar o dia 23 de abril, data de falecimento do escritor espanhol Miguel de Cervantes e que foi instituída pela Unesco, desde 1995, como o Dia Mundial do Livro e dos Direitos Autorais, os alunos do Colégio Miguel de Cervantes homenagearam o autor de Dom Quixote e o avanço cultural e social que o estímulo à leitura proporciona.

Entre as várias atividades, os alunos de Educação Infantil a 8º ano do Ensino Fundamental assistiram à adaptação de um trecho da obra: “Dom Quixote de La Mancha”. A peça, encenada por alunos e produzida pelos professores de Língua Espanhola, Manuel Rincón, Patrícia Varela e Teresa Yañez Rubiero, foi narrada pelo próprio Miguel de Cervantes (Daniel Quesada Davila, 7º C) e apresentou os personagens celebres da obra: Dulcinea de Toboso (Laura Segura Mayordomo, 8º A), Sancho Panza (Bruno Gadelha Monteiro, 9ºC) e D. Quixote (Diego Barros Itaboraí 3ºA EM). Ao final da primeira sessão, a diretora pedagógica Amélia do Rosário Morais F. Salazar agradeceu e presenteou os atores com livros.

Para receber o público, o hall do teatro abrigou uma exposição com mais de 40 livros e objetos relacionados à obra-prima de Cervantes. Nela, puderam ser vistas relíquias como o exemplar de 1802 e a edição portuguesa de meados do século XX e também curiosidades como a versão em literatura de cordel, o livro de receitas do Quixote, a história recontada em quadrinhos e outras. A exposição também apresentou cerca de 10 esculturas, 5 DVDs e até um jogo de xadrez inspirado nos personagens da obra.

“Com esta pequena exposição, nosso objetivo foi chamar a atenção para a diversidade de edições do D. Quixote e obras relacionadas e mostrar seu alcance na literatura universal,” comentam as professoras de espanhol do 6º ano EF, Maria Irene A. M. B. F. de Almeida e Unvelina Esther P. Montelongo.

Para demonstrar que os ideais de Dom Quixote mantém sua relevância na atualidade e que os problemas sociais, que o herói de Cervantes pretendia combater, se acercam aos que enfrentamos na contemporaneidade; os alunos de 8º e 9º anos traçaram um paralelo e elaboraram uma proteção de tela baseada em uma passagem do livro.

Os alunos do 7º ano EF confeccionaram, nas aulas de Espanhol e Língua Portuguesa, marcadores de livros personalizados com aforismos retirados da obra e eleitas por eles por sua representatividade no mundo das leituras.

Durante todo o dia, o 1º cluster ficou adornado por árvores com capas confeccionadas pelos alunos do 6º ano, representando as numerosas edições de D. Quixote de La Mancha. Em um televisor, instalado exclusivamente para esse fim, uma apresentação com imagens dos locais percorridos por Dom Quixote convidava todos, mais uma vez, a viajar no tempo e inspirar-se em uma das obras mais importantes da literatura mundial.

Para saber mais sobre o Dia mundial do livro:
http://www.unesco.org/new/pt/brasilia/