Alunos visitam Centro de Educação para Sustentabilidade de Alphaville
No município de Santana do Parnaíba, a aproximadamente 43Km de São Paulo, está localizado o Centro, em meio a uma área preservada da Mata Atlântica, considerada Reserva de Biosfera e Patrimônio da Humanidade pela UNESCO
Por: Tatiana Maria de Paula Silva | 27 de outubro de 2014.
Para conhecer mais sobre os conceitos de permacultura e bioconstrução, os alunos do 6º ano do Ensino Fundamental do Colégio Miguel de Cervantes estiveram, nos dias 23 e 24 de outubro no CES – Centro de Educação para a Sustentabilidade -, Fundação Alphaville.
Projetado e construído para exemplificar as inúmeras possibilidades de reaproveitamento e de integração entre homem e natureza, o CES é considerado “referência em arquitetura de baixo impacto ambiental que propõe a quebra de paradigmas em relação aos modelos lineares de construção e design de ambientes, com o objetivo de disseminar os conceitos do desenvolvimento sustentável e da educação para a sustentabilidade.”*
Durante a visita ao espaço, os alunos puderam observar como é possível encontrar saídas efetivas para um modo de vida que respeite as relações de interdependência do homem com o meio ambiente. O espaço construído possui, por exemplo, infraestrutura do telhado verde, paredes de pau a pique e bambu, sistema de reaproveitamento da água da chuva e geradores de energia eólica e solar.
No CES, os alunos tiveram um bate-papo com o Coordenador de Sustentabilidade, Gustavo Serrone Aloe e a Analista de Sustentabilidade, Amanda dos Santos Sousa, sobre o conceito de vida sustentável integral que engloba: as relações sociais, respeito à diversidade, alimentação saudável, consumo consciente e cidadania.
Participaram também de uma atividade lúdica em que aprenderam sobre o percurso do planeta e a influência do desmatamento causado pela ocupação do homem. Os alunos foram convidados a refletirem e apresentarem alternativas para um mundo ideal com a coexistência saudável entre homem e meio ambiente.
Ao final das atividades, os alunos conheceram o viveiro de mudas nativas da Mata Atlântica e percorreram uma trilha da área preservada onde conheceram a mata ciliar, a flora da região e, à sombra de uma figueira, conversaram sobre o que aprenderam na visita.
Para a aluna Beatriz de Jesus Saldanha da Gama, do 6ºA, a partir da conscientização das pessoas é possível implantar algumas sugestões da bioconstrução nos edifícios. “Talvez construir edifícios com paredes de barro seja um pouco difícil, mas é possível usar vidros com material reciclável nas janelas, pisos com cerâmicas sustentáveis como os da casa e substituir as lâmpadas pelas de menor consumo”.
O Aluno Henri Strzygowski Barbosa, do 6ºA, acredita que a educação, a boa convivência e o respeito são fatores que contribuem para um mundo mais sustentável “para que o planeta viva em harmonia, é importante que a humanidade não se veja mais como o centro de tudo e leve em consideração os demais seres vivos.”
Fotos: Tatiana Maria de Paula Silva e prof. Diego Ribeiro M. Ortega
Veja mais fotos em álbuns relacionados.