INSTITUCIONAL

Treinamento Brigada de Incêndio: prevenção e combate em situações de risco

Mais de 70 colaboradores participaram do curso

Por: Victoria Bevilacqua | 23 de janeiro de 2024

No dia 23 de janeiro, durante a manhã, os integrantes de diversas áreas do Colégio Miguel de Cervantes realizaram o curso de Brigada de Incêndio. Esse curso tão importante fornece os conhecimentos necessários para que os colaboradores estejam preparados em situações de emergência.

O treinamento, realizado pela empresa Impacto Engenharia de Segurança, foi ministrado pelos técnicos de segurança Carlos Henrique da Silva Santos, Wellington Dias das Chagas, William Costa de Oliveira, pelos bombeiros do Colégio, Renan Moésia e Liliane Alves Ferreira, e pelo presidente da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA), Fernando Pellario Nogueira.

O conteúdo do curso abrangeu diversos tópicos importantes. Com os colaboradores divididos em quatros grupos, fez-se um rodízio entre estâncias de aprendizado. A primeira delas foi a demonstração da manobra de Heimlich, que consiste em compressões feitas na parte abdominal para casos de obstrução das vias respiratórias. Foram também demonstradas outras técnicas de desobstrução para aplicação em bebês e recém-nascidos.

Na segunda demonstração, foram ensinadas aos participantes a técnica de Ressuscitação Cardiopulmonar (RCP) e a utilização do Desfibrilador Externo Automático (DEA). Com a ajuda de bonecos simuladores de primeiros socorros, todos puderam praticar essa técnica de emergência extremamente importante.

Nas duas últimas atividades realizadas ainda em grupos, os colaboradores tiveram uma explicação detalhada sobre extintores de incêndio de água e gás carbônico. Eles também puderam testar os equipamentos de forma prática. Em seguida, as etapas foram finalizadas com um teste referente ao uso da mangueira de incêndio.

Por último, mas não menos importante, todos se reuniram para participar do túnel de fumaça, que consistia em uma simulação voltada à utilização das saídas de emergência. Andando juntos e em filas, os participantes foram incumbidos a encontrar a saída, sendo necessário se atentar a todas as placas sinalizadoras. O curso ensinou não só as técnicas, mas também a importância delas, reforçando o compromisso do Colégio com a segurança e bem-estar dos alunos e colaboradores. Assim, é possível promover um ambiente mais preparado, protegido e seguro.