ENSINO FUNDAMENTAL I
Observando a decomposição
Atividade propõe a análise da decomposição de diferentes materiais
Por: José Roberto Moreno de Souza Júnior | 22 de abril de 2024.
No dia 11 de abril, os alunos do 4º ano foram ao Laboratório de Ciência do Ensino Fundamental para a realização de um experimento que teve como base a seguinte questão: o que acontece com o que enterramos no solo? Para responder a essa pergunta, os estudantes, utilizando garrafas PET cortadas ao meio e terra úmida, montaram uma espécie de vaso no qual enterraram diferentes elementos, como clips, pedaços de madeira, tampinhas de garrafa e restos de alimentos.
Depois de realizada a atividade, os jovens foram orientados a fazer a observação do que foi enterrado no período de uma semana e anotar o que aconteceu ao material com o passar do tempo. Após duas semanas, os objetos utilizados serão corretamente descartados; a substância enterrada será transportada ao jardim do Colégio para uma nova observação no período de dois meses.
A intenção do experimento é sugerir uma reflexão acerca do papel dos decompositores na natureza e promover o conhecimento do tempo relativo à decomposição de determinados objetos.
A atividade faz parte de um projeto que propõe uma série de estudos e práticas pedagógicas baseadas na Década da Ciência Oceânica, período que contempla os anos de 2021 a 2030, tema proposto pelas Nações Unidas e presente nos Objetivos para o Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030.
Anteriormente a essa atividade, no primeiro trimestre do ano, como proposta da disciplina de Ciência, os estudantes tiveram outros alvos de estudo. Em primeiro lugar, foram estudados a fauna, a flora, o clima e suas respectivas localizações. Nessa ocasião, as turmas investigaram, apresentaram suas descobertas, discutiram entre si e confeccionaram mapas interativos com imagens das plantas e animais.
No mesmo período, em História e Geografia, o assunto trazido para a sala de aula foram os rios e cidades. Em tais disciplinas, foi estudada a importância deles para a população, seus usos, as causas da poluição e as mudanças decorrentes da atividade humana por que passam com o decorrer do tempo.