ENSINO FUNDAMENTAL 

Visita à Pinacoteca do Estado de São Paulo

A visita é um projeto interdisciplinar entre Arte, História e Geografia

Por: Amanda Borges | 24 de junho de 2024.

No dia 17 de junho, as turmas do 3º ano do Ensino Fundamental do Colégio Miguel de Cervantes realizaram uma visita à Pinacoteca do Estado de São Paulo, um dos museus mais importantes do Brasil. Durante o passeio, os alunos conheceram diversas exposições inéditas e obras do acervo.

A atividade começou antes da chegada ao museu, com monitores e professores mostrando pontos turísticos e históricos de São Paulo durante o trajeto do bairro do Morumbi até a zona central da cidade. Nas disciplinas de História e Geografia, os alunos estão lendo As descobertas de Paulinho na metrópole, de Marina Franco, e a saída foi uma boa oportunidade de conhecer um pouco mais sobre a história da cidade.

No museu, o destaque foi a mostra dedicada à artista plástica Lygia Clark, baseada na série de obras Os bichos, de 1960. Os alunos montaram novas formas com as réplicas dispostas em um tablado, explorando a arte abstrata de Clark.

Além disso, obras clássicas, como Abaporu, de Tarsila do Amaral (1928), e Mestiço, de Cândido Portinari (1934), também foram apreciadas. As exposições instigaram a imaginação e a curiosidade dos pequenos, que puderam descobrir as diversas formas, texturas e interpretações possíveis no campo das artes visuais.

A arte se mostra como um elemento complementar e de extrema importância para o desenvolvimento infantil. No Colégio Miguel de Cervantes, a prática artística é desenvolvida em suas diversas formas: dança, teatro, artes visuais, música e literatura. Atividades recreativas como essa buscam ser mais do que uma forma de respiro da sala de aula. Além do conhecimento cultural e social adquirido, essas horas em passeio podem influenciar os pequenos a criarem suas próprias expressões artísticas, reconhecendo a arte como um elemento crucial para a formação integral de todos os indivíduos em seus aspectos sensoriais, psicológicos e sociais.