Vestibular 2015
76% dos alunos do Colégio Miguel de Cervantes foram aprovados no vestibular nas principais universidades do país

Por: Tatiana Maria de Paula Silva | 24 de fevereiro de 2015.

O Colégio Miguel de Cervantes, alinhado ao compromisso de promover a formação integral; cultural e intelectual, de seus alunos, acredita que os excelentes resultados nos vestibulares em 2015 são o resultado do comprometimento, seriedade e apoio que as equipes pedagógicas desenvolvem com os alunos desde a educação infantil.

Ao longo de seus estudos, por meio de um acompanhamento individualizado, avaliações desafiadoras, rotina sistemática de estudos, reflexão e construção de conhecimento aliados a infraestrutura e recursos tecnológicos facilitadores da aprendizagem, os alunos do Miguel de Cervantes se preparam para os vestibulares e para a vida.

“É nesta etapa da vida escolar que os adolescentes encerram um ciclo de transformações e se preparam para assumir as responsabilidades da vida adulta, consolidam os valores e as atitudes trabalhados ao longo de sua escolaridade, elaboram seus primeiros projetos de vida e se preparam para muitos desafios que vem pela frente, entre eles o vestibular”, diz Kátia Pupo, Orientadora do Ensino Médio. “Temos trabalhado nos últimos anos fazendo novas propostas de trabalho, ajustes na matriz curricular, inserção de atividades de reforço e estudos avançados, atividades culturais, como o projeto Cervantinos na Pauliceia Desvairada, para que qualquer que seja o projeto do aluno ao final do Ensino Médio ele tenha desenvolvido as condições necessárias, cognitivas e emocionais, para ter sucesso nessa empreitada. Parece que estamos no caminho certo”, conclui.

No Ensino Médio a proposta pedagógica é complementada com a orientação profissional e apoio psicológico e pedagógico que auxiliam os alunos a definirem suas escolhas e consequentemente enfrentarem a disputa das vagas nas melhores universidades do país. O Colégio oferece gratuitamente aulas de revisão de conteúdo para o vestibular, plantões de dúvidas e reforço escolar.
Os professores tutores do Ensino Médio, João Jonas Veiga Sobral e Miguel Luís Folchetti, destacam que a adesão às aulas de revisão é uma contribuição importante para a segurança na hora do vestibular, mas que cada aluno desenvolve, dentro das suas necessidades, uma estratégia de estudo própria.

“O importante é que o aluno faça bem feito e com dedicação a proposta de estudo que ele escolheu para se preparar. Temos alunos que frequentam as aulas de revisão, outros as de reforço e outros preferem estudar em casa. Independente da modalidade frequentada o princípio é o mesmo: é necessário seguir a orientação dos professores, fazer os simulados, estudar com base nas questões solicitadas nos principais vestibulares e trabalhadas em aula, e principalmente sanar todas as dúvidas. Além da dedicação, o aluno precisa ter clareza do rendimento dele e fazer autorregulação de sua aprendizagem”, explica o professor João que é tutor e ministra aulas de Estudos Literários e de reforço em Literatura e Interpretação de Texto.

A tutoria desempenha um papel importante no diagnóstico e na orientação desde o 1º ano do EM. Os professores tutores conversam com os alunos individualmente tendo em vista o objetivo de atendê-los e dar suporte nos mais variados assuntos. Esse acompanhamento individualizado colabora para a aproximação aluno e professor: “quando o aluno enxerga o professor como parceiro, que irá ajudá-lo a alcançar o objetivo a que se propõe, ele é mais receptivo às orientações. Por outro lado, as entrevistas com os alunos são para nós um mapeamento que nos ajudam a entender o funcionamento de cada um e dessa forma propor estratégias de estudo, direcionando-os ao reforço ou à aula de revisão”, comenta o professor Miguel, que dá aulas de Matemática, Matemática Avançada, reforço e plantão de dúvidas.


Calouros conversam com alunos do 3º ano do Ensino Médio
Bate-papo entre alunos proporciona troca de experiências e motivação

Os alunos do 3º ano do Ensino Médio do Colégio Miguel de Cervantes receberam, dia 10 de fevereiro, a visita de seis ex-alunos, que vieram conversar sobre suas experiências da preparação até aprovação no vestibular.


Fotos: Fabio Corrêa Altafim

Os alunos do 3º ano do Ensino Médio do Colégio Miguel de Cervantes receberam, dia 10 de fevereiro, a visita de seis ex-alunos, que vieram conversar sobre suas experiências da preparação até aprovação no vestibular.

Durante o encontro os alunos falaram sobre como cada um se organizou para terminar o Ensino Médio e enfrentar o vestibular. Para os colegas que começaram o 3º ano essa é a oportunidade de tirar dúvidas e desmistificar alguns receios.

Com cabelo raspado e sorriso no rosto o ex-aluno Diego Barros Itaboraí – aprovado em Matemática na USP, 1º lugar na UNICAMP e UNESP, e em Engenharia na UFRJ – acredita que é importante manter o foco em sala de aula. “Nunca fui muito de pegar nos livros em casa, fiz as aulas de revisão oferecidas no Colégio, frequentava as aulas de reforço mesmo sem precisar. O que eu costumava fazer era prestar muita atenção e tentar entender o que o professor estava falando.”

Segundo os ex-alunos, escolher a carreira, a universidade e conciliar os estudos do 3º ano com a preparação para o vestibular não é tarefa fácil. Todos concordam que prestar atenção às aulas e aproveitar os recursos que o Colégio oferecem facilita muito o processo.

A argentina Analía Verónica Gonzalez, que passou em Letras, sabia o que queria fazer desde criança e ao participar de visitas proporcionadas pelo Colégio à USP decidiu que queria estudar lá. “Saber o que você quer fazer facilita bastante. Optei por não fazer o cursinho porque nunca gostei de ficar estudando muito. Então, tentava aproveitar ao máximo as aulas e as recuperações. Mesmo sem precisar eu vinha em todas. A escola oferece muitos recursos e é importante aproveitá-los ao máximo.”

“Eu não estude