Aula de Ciências em planetário itinerante
Alunos do Ensino Fundamental recebem projeto Domo Ciências no ginásio poliesportivo

Por: Tatiana Maria de Paula Silva | 23 de fevereiro de 2016.

Os alunos do 2º, 3º, 4º, 5º e 8º anos do Ensino Fundamental do Colégio Miguel de Cervantes participaram, nos dias 22 e 23 de fevereiro, de uma aula de Ciências diferente.

Imersos em uma apresentação virtual com uma área de projeção de 8m2 em uma cúpula, os alunos assistiram a produções sobre os temas das aulas no programa desenvolvido pela equipe da Fundação CEU* (Centro de Estudos do Universo) denominado Domo Ciência**, que traz a estrutura semelhante ao planetário para dentro da escola, proporcionando uma forma atraente de apresentação dos conteúdos.

Os alunos do 2º e 3º ano do E.F. viajaram com os personagens Tiko e Teka para devolver um bebê extraterrestre ao seu lar. De forma lúdica, os alunos entraram em contato com conceitos de Geografia, Localização e Astronomia.

Para Julia Rodrigues de Lábio, do 3º C, e Pedro Castro Neves Ipiña, do 3º D, a novidade foi aprender sobre a existência das galáxias em espiral, dos seus braços e do superaglomerado de galáxias. “Eu realmente me senti como se estivesse em uma nave espacial viajando pelo espaço”, afirma Pedro.

A produção Filhos do Sol, apresentada aos alunos do 4º e 5º anos do E.F., conduz a uma trajetória em todo o Sistema Solar, explicando sobre os planetas e corpos celestes desde os conceitos da Antiguidade até as mais recentes descobertas. Em imagens de tirar o fôlego, alunos e alunas percorrem as superfícies planetárias em 180 graus.


Fotos: Silvio Luiz Canella e Tatiana Maria de Paula Silva
 
Para o aluno Enrique Santin Rivas, do 5ºA, as explicações foram muito interessantes e são um diferencial para as aulas de Ciências. Para a aluna Ana Beatriz Suehara, do 5º B, a experiência é diferente, e não ter que se deslocar até o planetário é um privilégio para todos. “Eu aprendi muito, principalmente sobre as diferenças entre os planetas do Sistema Solar”, comenta Ana.

A professora de Ciências do 4º e 5º anos, Lucinda Gisondi Cavalheiro, acredita que as atividades interativas permitem aos alunos aprender de forma lúdica e intuitiva. Além disso, por meio dessas atividades, alunas e alunos têm a oportunidade de comprovar seu prévio conhecimento sobre um determinado tema.

Os alunos do 8º ano do E.F. fizeram uma viagem ao passado, começando com a origem das primeiras moléculas orgânicas até a constituição do DNA, que deu origem aos seres. A produção também percorreu o caminho evolutivo dos organismos unicelulares explicando a diversidade de vida em nosso planeta. No interior das células, alunos e alunas puderam acompanhar o sistema de defesa do nosso corpo e o funcionamento dos organismos.

O aluno Javier López Franco, do 8º A, acredita que a experiência é muito boa para diversificar o aprendizado proposto em sala de aula. “Gostei da animação porque é possível observar muitos detalhes e aprendemos durante o filme como se forma uma célula, como são as células do corpo humano e como começou a vida na Terra”.

*SOBRE A FUNDAÇÃO CEU – (http://www.fundacaoceu.org.br)
Em 2003, em Brotas, foi criada a Fundação CEU (Fundação Centro de Estudos do Universo), focada na divulgação e no ensino de Astronomia, Astronáutica, Geologia e Ciências, contando com um dos primeiros planetários digitais do país. Atualmente é o mais completo centro de divulgação de astronomia da América Latina, contando com uma estrutura de última geração para sessões de observação com potentes telescópios – ferramentas muito importantes e didáticas para o ensino de Astronomia -, além de sessão multimídia, tudo elaborado de acordo com os PCNs (Parâmetros Curriculares Nacionais).

**SOBRE DOMO CIÊNCIA – http://www.domociencia.com.br/
O Domo Ciência vai até você e proporciona a seus alunos uma viagem para qualquer lugar, podendo observar fenômenos naturais como se estivessem acontecendo em tempo real, tudo graças ao sistema digital de imersão virtual. O projeto é uma evolução do planetário porque tem a capacidade de projetar, além da Astronomia, vários temas de diferentes áreas do conhecimento, tais como Biologia, Geologia, Meio Ambiente, entre outras.