Bate-papo com Gregório Duvivier

Por: Tatiana Maria de Paula Silva |26 de maio de 2014.

Gregório Duvivier conversa com alunos sobre arte e poesia
Autor de “Ligue os pontos” fala de poesia, amor e das coisas simples que preenchem nossa existência.

O ator, roteirista e escritor Gregório Duvivier conversou com os alunos do 3º ano do Ensino Médio sobre seu livro de poesias “Ligue os pontos”, uma coletânea de poesias que remetem ao amor e às reflexões próprias da juventude, mas que acompanham o ser humano em todas as fases da vida.

Gregório falou aos alunos e público em geral sobre sua poesia. O escritor disse que tira dos eventos cotidianos inspiração para escrever. Ele acredita que é necessário procurar novas metáforas e que é possível tirar de elementos supostamente não poéticos a poesia: “Acredito muito que a beleza da poesia está nas pequenas coisas e que ela deve estar ancorada em nossa vida. As metáforas antigas, apesar de belas, estão desgastadas, é preciso repensar em tudo que existe e em todas as possibilidades do que ainda não foi feito.”

Respondendo às perguntas dos alunos e fazendo a leitura de alguns poemas, Gregório comentou sobre o papel da poesia em comunicar um sentimento ou um ideal e dar um sentido à vida: “Eu procuro na poesia um sentido para a vida, acho que a arte e a poesia organizam nossas experiências para fazer com que a nossa existência tenha algum sentido.”


Participação Cervantes Solidário

Alunos do Cervantes Solidário conversam com Tony Brandão e Márcia Kupstas
Mais de 20 alunos do CCA São Matheus estiveram no dia 24 e participaram de oficinas e encontro com autores

A partir do projeto “Escrevendo a nossa história” ministrado pela professora Alexandra Onias do Cervantes Solidário*, os alunos do projeto usaram argila, cola, papel, e muita criatividade para construir maquetes na divertida e enriquecedora oficina proposta pelo artista plástico Sergio Mancini.

Após a oficina os alunos que durante o mês de maio trabalharam com os livros “A última chance” de Márcia Kupstas e “Cuidado, garoto apaixonado” de Tony Brandão, participaram com os alunos do 8º e 6º anos do Colégio do encontro com os autores e puderam conversar sobre suas impressões da leitura.

*O Projeto Cervantes Solidário, inaugurado em 2009, faz parte do Plano de Ação Social da Associação Colégio Espanhol de São Paulo, entidade mantenedora do Colégio Miguel de Cervantes, e está fundamentado nos princípios que norteiam sua missão institucional.