Bate-papo com Carolina de Araújo
Em 17 de maio, os alunos do 1º ano do Ensino Fundamental do Colégio Miguel de Cervantes receberam a musicista com deficiência auditiva
Por: Tatiana Maria de Paula Silva|19 de maio de 2016.
Sensibilizados pela leitura realizada pela professora de música Cássia Bernardino do livro O Silencioso Mundo de Flor*, que conta a história de uma menina surda que é apresentada ao mundo dos instrumentos musicais por um amigo, os alunos receberam a visita da flautista e maestrina Carolina de Araújo, que falou sobre sua trajetória musical e o seu dia a dia com a deficiência.
A partir dos nove anos de idade, Carolina foi perdendo gradativamente a audição e, aos quinze anos, teve perda auditiva severa. Hoje, aos dezenove, escuta parcialmente, por meio do uso de aparelho auditivo, e veio ao Colégio dividir com os alunos a experiência de ter descoberto, depois de muitos esforços, uma maneira não convencional de exercitar a sua escuta.
Atualmente, Carolina é assistente da Orquestra Sinfônica Municipal de Jacareí, além de ser aluna do curso de Música da Fundação das Artes de São Caetano do Sul, com habilitação em flauta transversal. A sua história de superação é um grande exemplo para nossas crianças, que atenta e carinhosamente receberam a musicista.
Fotos: Silvio Luiz Canella
A visita faz parte das atividades propostas no estudo das diversas maneiras de escuta musical e timbres instrumentais e do projeto interdisciplinar Seja um Aventureiro Especial e Faça a Diferença, idealizado pelo professor Felipe Máximo, de Educação Física, o qual tem por objetivo desenvolver e cultivar valores, entre eles, o respeito e a perseverança.
Durante os encontros, Carolina falou com os alunos sobre suas experiências, explicou como percebe as vibrações dos instrumentos e de sua dedicação aos estudos. Ela comentou que frequenta as aulas com musicistas sem deficiência, mas que, por intermédio da divulgação de seu trabalho nas redes sociais, motivou colegas com outras deficiências a estudarem e a participarem das aulas de música.
Na conversa, Carolina tirou dúvidas sobre a deficiência auditiva, o uso do aparelho, a percepção da música por outro sentido e, acompanhada ao piano pela professora Cássia, executou na flauta a música Carinhoso, do compositor Pixinguinha. Ao ser questionada sobre por que ela retira o aparelho na hora de tocar a música, Carolina explica: “Eu prefiro sentir a música do que ouvir.”
Ao final, a professora Cássia apresentou uma música aos alunos acompanhada da maestrina, que demonstrou aos alunos em linguagem de libras sua execução.
*O Silencioso Mundo de Flor – Cecília Cavalieri França – Editora Fino Trato
A tocante história aborda temas como amizade, solidariedade e inclusão (no sentido mais verdadeiro da palavra), além de suscitar a reflexão sobre educação ambiental, saúde e cidadania. Além disso, contempla diversos elementos musicais para se trabalhar com as crianças: som e silêncio; intensidade; sons do ambiente natural e do cotidiano; timbres; instrumentos de percussão; andamento; ritmos; modos de produção do som; grafias musicais alternativas; estilo; acústica.
Fonte: http://ceciliacavalierifranca.blogspot.com.br/2012/02/o-silencioso-mundo-de-flor.html