INSTITUCIONAL
Adaptação escolar
Da chegada ao ambiente escolar ao encontro com novos colegas, a escola precisa priorizar estratégias para que os estudantes se sintam acolhidos e felizes
Por: Tatiana Maria de Paula Silva | 25 de fevereiro de 2021.
A adaptação a uma escola nova é um momento desafiador. Os primeiros dias de aula combinam fortes emoções. No Colégio Miguel de Cervantes, a adaptação é considerada, da Educação Infantil ao Ensino Médio, um momento importante, que envolve afetividade e acolhimento. Para cada faixa etária, as equipes pedagógicas exploram diferentes estratégias para que a criança ou adolescente sinta-se confiante e feliz na escola.
Para receber os pequenos, dos anos iniciais, as equipes preparam o ambiente especialmente para que a criança se sinta segura. Os cuidados vão desde a concepção dos horários de adaptação, pensados para que todos possam receber a atenção devida de toda a equipe, até a ambientação das salas e preparação de atividades de reconhecimento do ambiente.
Não só os pequenos, porém, precisam do período de adaptação. Mesmo os maiores que mudaram de escola, ou também os que mudaram de etapa escolar, precisam de uma atenção especial, pois todos estão se adaptando.
A escola também trabalha em parceria com as famílias, orientando os pais sobre como agir perante a separação, a qual aflige algumas crianças, especialmente as pequenas.
As dicas são simples:
- Respeitar o tempo de cada criança ou adolescente, aceitando que cada um tem características individuais.
- Transmitir segurança à criança. Afinal, se você escolheu essa escola para seu filho é porque acredita e confia nela. É importante transmitir isso a todo momento, com tranquilidade e por meio de pequenos gestos, por exemplo, se despedindo da criança com otimismo.
- Para os alunos da Educação Infantil, se necessário, é importante que o responsável, de preferência pai ou mãe, fique na escola enquanto a criança está no processo de adaptação.
Em relação aos alunos que passam do Ensino Fundamental I ao Ensino Fundamental II ou para o Ensino Médio, a transição é preparada no final do ano anterior. Em geral, no mês de novembro, são realizados projetos com encontros e participação ativa dos alunos que pertencem ao novo ciclo. As atividades de apresentação da nova rotina aos colegas que ingressarão no próximo ano são realizadas pelos próprios alunos. Esses projetos, que proporcionam a troca entre os estudantes, colaboram muito para um início de ano tranquilo e com menos ansiedade.
Já para os novos, além do atendimento individualizado realizado pelas orientadoras pedagógicas, são designados, entre os alunos voluntários, monitores que auxiliam nos deslocamentos pelos espaços físicos e virtuais, facilitando sua integração ao grupo, interlocução com professores e demais membros da escola.
Outra atividade que celebra e fortalece a comunidade escolar é a tradicional Festa da Comunidade Cervantina, que tem como objetivo celebrar a chegada de novas famílias ao Colégio, oferecendo atividades culturais, esportivas, lúdicas e solidárias, visando ao encontro, ao acolhimento e à integração. Excepcionalmente em 2020 e 2021, a Festa não pôde ser realizada devido à pandemia da Covid-19.
Dessa forma, as reuniões de pais de início de curso foram o principal ponto de contato entre as famílias e a escola. Durante o mês de fevereiro, a equipe diretiva do Colégio tem intensificado os atendimentos on-line individuais ou por turmas. Afinal, estamos vivenciando tempos que exigem de todos uma adaptação, em que esforços não são medidos para que o vínculo que nos fortalece enquanto comunidade não deixe de ser reforçado a cada momento.