TECNOLOGIA EDUCACIONAL

Encontro sobre Inteligência Artificial (IA)

Evento teve como objetivo discutir o impacto da IA no ambiente escolar

Por: Lucas de Almeida Prado Freitas | 25 de março de 2024.

Em 20 de março, os colaboradores do Colégio Miguel de Cervantes participaram de uma formação promovida pelo Departamento de Tecnologia Educacional, na qual puderam aprender mais sobre as plataformas de Inteligência Artificial e como usá-las de uma forma responsável e cuidadosa para criar atividades e imagens com fins didáticos.

Durante o evento, Antonio Abello Rovai, coordenador do Departamento de Tecnologia Educacional, falou sobre o uso da IA pelos alunos e como ele sempre deve seguir princípios éticos. Desse modo, sua utilização não pode se tornar indevida, sendo importante lembrar a importância de todos os estudantes passarem por um processo de aprendizagem que seja sólido e consistente. Os vieses que podem ser encontrados na IA, como de gênero e de classe social, também foram apontados em sua fala.

Antonio também comentou sobre a aprovação da legislação pelo Parlamento Europeu que regula a IA, a qual reitera que o seu uso não deve invadir a privacidade dos indivíduos no ambiente escolar. Esse é um grande avanço no que diz respeito a essa discussão, já que existe um projeto de lei em tramitação no Congresso Nacional que concerne a essa mesma questão.

Grace Gonçalves, supervisora de projetos do Departamento de Tecnologia Educacional, falou sobre a criação de imagens por meio da IA e como esse recurso pode ser usado da melhor maneira possível pelos colaboradores. As professoras e membros do Departamento, Patrícia Leme e Viviane Panegassi, também compartilharam sua percepção sobre a IA e como ela pode servir de auxílio à elaboração de atividades pedagógicas para os alunos.

Diversas plataformas foram apresentadas pelos discursantes aos colaboradores, tais como: Dall-E, Gemini, ChatGPT, Ideogram.ai, Microsoft Designer e Twee. As especificidades de cada uma foram abordadas, assim como os modos de aproveitá-las ao máximo e de usá-las corretamente no contexto escolar. As perguntas feitas pelos presentes também contribuíram para enriquecer o encontro e gerar mais reflexão sobre um tema que se revela de grande importância, principalmente na educação.