Campanha para representantes de classe
Durante as aulas de tutoria, professores estimulam o debate e a reflexão

Por: Tatiana Maria de Paula Silva | 25 de março de 2015.

Todos os anos, no mês de março, os alunos, a partir do 2º ano do ensino fundamental, iniciam o processo de eleição para representantes de classe.

Promovendo o debate e a reflexão, a eleição para representante propicia a compreensão de conceitos ligados à cidadania, ao voto consciente, à democracia e à participação e organização política.

Tendo como referencial a escola, a eleição aproxima os alunos do exercício da democracia. Nos anos iniciais, os alunos também se apropriam da função do voto, do título de eleitor e do uso da urna eletrônica.

Durante a elaboração da campanha, os alunos deliberam sobre os projetos apresentados, os direitos e obrigações da função de representante e a importância dos compromissos assumidos nas campanhas eleitorais.

O trabalho realizado pelos professores vai se aprofundando de acordo com a faixa etária, e o processo de eleição para representantes, do fundamental II até o ensino médio, por todo o trabalho que já foi desenvolvido, está mais incorporado na vivência dos alunos e, portanto, é mais simplificado.

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