Gastronomia e aprendizagem
Alunos descobrem na culinária novas abordagens no aprendizado de idiomas
Por: Tatiana Maria de Paula Silva | 23 de maio de 2016.
Desde a antiguidade, a culinária está diretamente relacionada à cultura dos povos. Por isso, estudar a culinária e os pratos típicos de determinadas regiões colabora para o entendimento das sociedades dentro dos seus contextos históricos. É possível, por meio do acompanhamento dos pratos típicos e de sua forma de preparo, perceber a geografia, o clima e obter pistas das imigrações e influências de outros povos.
No 7º ano do Ensino Fundamental, as professoras de Língua Espanhola aproveitaram o tema da gastronomia para trabalhar as diferenças entre as culinárias mediterrânea e brasileira, o vocabulário referente à alimentação e o tempo verbal predominante nas receitas: o imperativo.
Para isso, cada aluno pesquisou ou criou a receita de um prato de sua preferência e a transcreveu utilizando os termos apropriados no idioma espanhol. Para finalizar a atividade, as professoras surpreenderam os alunos com a degustação do prato típico espanhol Tortilla de Patatas, que foi servido no refeitório do Colégio.
Fotos: Tatiana Maria de Paula Silva
O aluno Victor Zanini Marcelo, do 7º C, acredita que a degustação final deu a oportunidade de experimentar um dos pratos típicos espanhóis a quem não os conhecia, além de propiciar um momento mais descontraído e divertido. Para a aluna Helena Guthmann Spalding, do 7º A, que pretende reproduzir o prato em casa, o projeto expandiu o conhecimento sobre outras culturas. “O gosto e a consistência da Tortilla foi surpreendente, imaginei o prato de uma forma muito diferente e gostei muito de prová-lo”, diz Helena.
Nicolas de Skalon Tercic, do 7º B, acredita que o projeto com receitas foi uma forma interessante de aprender. “Eu ampliei o vocabulário sobre alimentos e acredito que é muito melhor poder participar das aulas pesquisando, fazendo as receitas e provando um prato do que só ver os conteúdos em sala de aula”, conclui Nicolas.