Matemática e a confecção de pipas
Alunos terminam o semestre com a conclusão do Projeto Pipa

Por: Tatiana Maria de Paula Silva | 24 de junho de 2015.

Os alunos do 5º ano do Ensino Fundamental, a partir dos conteúdos relacionados à geometria e grandezas e medidas, trabalhados em matemática ao longo do semestre, tiveram um projeto de conclusão de semestre inusitado e divertido.

Estimulados a construírem, com a ajuda da família, uma pipa e convidados a colocá-la para voar na aula de educação física do dia 24 de junho, os alunos puderam dar asas à imaginação e comprovaram, mais uma vez, a aplicação da matemática em situações do cotidiano ao criarem o brinquedo de diversas cores e formatos.

Pipa, na definição do dicionário Houaiss, é “um brinquedo formado por uma armação leve de varetas, recoberta de papel fino e presa a uma linha, que se empina no ar”, mas nem sempre foi assim. Historiadores acreditam que a Pipa, na antiguidade, tenha sido criada para outros fins, e não como brinquedo. Acredita-se que sua origem se deu por volta de 400 a 300 a.C., no entanto, os chineses afirmam que foi um de seus generais, Han Sin, quem a inventou, em 206 a.C., para uso militar*.


Fotos: Tatiana Maria de Paula Silva e Silvio Luiz Canella 

Para os alunos do 5º ano, ela é sinônimo de diversão e alegria, além de sinalizar as férias que estão por vir. Luísa Sturlini Liberati, do 5ºano D, apreciou a atividade do começo ao fim. “Eu e minha irmã Sofia, com a ajuda da minha mãe, fizemos as pipas juntas, e vir soltá-las na companhia dos amigos é bem legal”, conta a estudante. Já o aluno Antonio Marques Rebouças conseguiu colocar a pipa no alto. “Eu, meu pai e minha mãe vimos um vídeo na internet e fomos seguindo as orientações. Acho que deu certo, pois consegui colocá-la para voar.”

Para as professoras Viviane dos Santos Moreira e Lucinda Gisondi da Cunha Cavalheiro, a atividade resgata as brincadeiras populares, estimula a habilidade manual, aguça a criatividade e desenvolve o planejamento. “A confecção da pipa requer atenção, para seguir corretamente as instruções, e raciocínio matemático. As medidas precisam estar coerentes para a pipa alçar voo. Cada aluno optou pela forma e tamanho que mais lhe agradava, mas todos tiveram que registrar, durante a execução, as medidas e os procedimentos para terminar uma pipa que realmente voasse. Pedimos também a ajuda das famílias a fim de proporcionar um momento de interação e fortalecimento dos laços familiares”, explicam as professoras.

Após todas as etapas concluídas, alertados sobre como aproveitar a brincadeira de forma segura, alunos e professores foram para o campo de futebol do Colégio e, apesar do tempo ruim, desfilaram pelo céu cores e formas de todos os tipos. O brincar faz parte do desenvolvimento da criança, e, assim como o aprendizado, o momento de empinar a pipa é uma atividade cooperativa e prazerosa. “Ao fazer a pipa, os alunos utilizam bastante criatividade. Já em educação física, é possível trabalhar a coordenação motora fina, além de proporcionar um momento gostoso. Mesmo aqueles que não conseguem colocar a pipa para voar se divertem com os amigos, incentivando uns aos outros”, comenta o professor Daniel Moura Mendes.

E que os bons ventos tragam as férias, com muitas brincadeiras e descanso merecido, aos nossos alunos e professores.

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*http://www.ventodepipa.com.br/historia-da-pipa.html#
http://www.brasilcultura.com.br/cultura/historia-das-pipas-pandorgas-e-papagaios/