Seminário discute aplicação de novas tecnologias no ensino de Espanhol como língua estrangeira
Profissionais deliberam sobre experiências e formação pessoal no uso da tecnologia como recurso complementar no processo de ensino-aprendizagem
Por: Tatiana Maria de Paula Silva | 30 de abril de 2014.
O XXII Seminário de Dificuldades Específicas no Ensino de Língua Espanhola para Brasileiros, que aconteceu no dia 26 de abril no Colégio Miguel de Cervantes, reuniu mais de 200 professores e profissionais de educação de Língua Espanhola de todo o país que assistiram a palestras, debates, oficinas e videoconferências relacionadas ao eixo temático “Integração da tecnologia no ensino de espanhol como língua estrangeira no Brasil”.
O evento, promovido pela Consejería de Educación da Embaixada da Espanha no Brasil e pelo Colégio Miguel de Cervantes, em colaboração com o Instituto Cervantes, abrigou 10 palestras, 6 oficinas e 4 videoconferências sobre o tema. Durante todo o dia, profissionais deliberaram sobre o tema que suscitou uma rica troca de experiências. Também estiveram presentes, apresentando seus mais recentes materiais, as principais editoras do segmento de ensino de Língua Espanhola.
A abertura do evento foi proferida pelo Conselheiro de Educação da Embaixada da Espanha no Brasil, Sr. Álvaro Martínez-Cachero Laseca, pela assessora técnica do Conselho de Educação da Embaixada da Espanha no Brasil, Sra. Begoña Sáez Martínez, e pelo diretor do Colégio Miguel de Cervantes, Sr. Jaime Pedrol, que deram boas-vindas a todos os educadores presentes e discorreram sobre a relevância da discussão da tecnologia aliada ao processo de ensino-aprendizagem e o papel dos professores no desenvolvimento desse processo.
Para iniciar, o Sr. Pedro Benítez Pérez, diretor do Instituto Cervantes de São Paulo, apresentou a palestrante Jorgelina Tallei, professora da Universidade Federal da Integração Latino Americana, que desenvolve pesquisas e estudos relacionados à tecnologia no ensino de espanhol. Ela foi a responsável pela conferência inaugural com o tema “(Re)significando a tecnologia: desafios no ensino de idiomas”.
Em sua palestra, Jorgelina defendeu a necessidade da formação dos professores frente às novas tecnologias. Ela acredita que, para construir uma prática pedagógica que leva em consideração conceitos contemporâneos de aprendizagem significativa e aula invertida, é importante fazer uso da tecnologia como uma ferramenta eficaz na busca de informações. Para ela, é o professor quem propõe os objetivos da aprendizagem, porém é necessário que ele propicie aos estudantes as condições oportunas para que eles sejam os protagonistas de seu próprio conhecimento e que o construam, de forma colaborativa, com outros alunos.
Após a conferência inaugural, houve um intervalo para o coffee-break e inscrição dos interessados nas videoconferências. A programação da manhã foi até aproximadamente 13h, e os participantes foram convidados ao almoço, servido no restaurante do Colégio. A segunda etapa do Seminário se iniciou por volta das 14h e terminou com a palestra de encerramento “Um panorama sobre o uso e as perspectivas no ensino de espanhol mediado pela tecnologia”, articulada pelo professor e pesquisador Gonzalo Enrique Abio Vírsida, da Universidade Federal de Alagoas.
No decorrer da apresentação, o professor expôs uma breve perspectiva histórica sobre as mudanças no ensino em decorrência do desenvolvimento das tecnologias e sua interferência na sociedade. Gonzalo convidou todos a refletir sobre a formação dos professores, sobretudo os de língua estrangeira, para adotar a tecnologia como uma aliada ao processo de ensino-aprendizagem.
Ao final, a organização do seminário brindou os participantes com livros sorteados e agradeceu a presença de todos.
Fotos: Silvio Luis Canella