Geocaching cervantino

Caça ao tesouro por meio do uso de GPS e tablets nas aulas de Geografia do 7º ano

Profº Haroldo de Godoy Bueno e Grace Kelly Gonçalves | 26 de maio de 2014.

Na atualidade, um dos desafios dos professores de Geografia é propor meios adequados para que o aluno possa se apropriar de saberes que facilitem a sua compreensão de mundo e, ao mesmo tempo, seja capaz de tornar-se sujeito atuante e transformador de sua realidade.

Os mapas e demais instrumentos cartográficos são ferramentas importantes para esse entendimento, para a representação do espaço e, consequentemente, para o auxílio na construção dos saberes geográficos.

Ao fazer uso de recursos tecnológicos com o objetivo de aumentar a atração dos alunos e facilitar a aquisição de conteúdos geográficos relacionados à matemática, como as coordenadas geográficas, as turmas do 7º ano participaram de uma atividade lúdica inspirada no Geocaching, um jogo conhecido mundialmente, cuja finalidade é produzir significado ao aprendizado desenvolvido em sala de aula por meio do uso de GPS e tablets.

Primeiramente, foi elaborado um roteiro bem estruturado do jogo no perímetro da escola. Com a ajuda do professor de Geografia Marco Antonio Augusto, foram marcados pontos, num total de 6, que tiveram suas coordenadas geográficas registradas e marcadas, inclusive com as dos pontos seguintes. Finalizado o “palco” do jogo, o próximo passo foi contar com a ajuda de Grace Gonçalves, membro da equipe de Tecnologia Educacional, que sugeriu, além dos GPS, o uso dos tablets e se incumbiu de baixar os aplicativos, prepará-los e colocá-los em condições de uso para a atividade.

Depois de tudo pronto, as turmas foram levadas até o pátio externo da escola, divididas em grupos de 5 alunos e cada um recebeu um tablet ou um GPS. Com as coordenadas geográficas do primeiro ponto, os grupos partiram para o jogo. Por meio da leitura das coordenadas geográficas, os alunos teriam de achar cada um dos pontos espalhados pela escola. O grupo que conseguisse encontrar todos os pontos na sequência correta ganharia o jogo. O professor Haroldo Godoy e a Grace fizeram a supervisão para garantir o sucesso da atividade e o respeito às regras.

Na reunião de fechamento do trabalho, os alunos apresentaram suas impressões e surgiram, das discussões, muitas sugestões para o aprimoramento da atividade.

Sem dúvida alguma, foi um trabalho muito enriquecedor, não só para nós, mas principalmente para os alunos que, por meio de uma atividade lúdica e com uso de recursos tecnológicos, tiveram a oportunidade de experimentar, na prática, um conteúdo de sala de aula.



Fotos: Grace Kelly Gonçalves